Sebastião Abiceu
Professor de história
Sempre defendi a necessidade de levar também para a periferia os eventos que quase sempre acontecem no “miolo” da nossa cidade e que, muitas vezes, por várias razões, excluem a participação dos habitantes destas comunidades. Como diz o poeta, compositor e cantor Milton Nascimento, “todo artista tem de ir a onde o povo está”. O Secretário Ildeu Braúna pelo que parece, além de compartilhar da mesma opinião, tem orientado os seus assessores no sentido de descentralizar vários eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura, para que possam atender as comunidades citadas acima. Dentre eles, o Projeto Palavras & Ideias.
De acordo com o dicionário Aurélio, PALAVRA pode significar, faculdade de expressar ideias por meios de sons articulados, enquanto IDEIA, é a maneira particular de ver as coisas; opinião, conceito, juízo. Dentro desta perspectiva, o projeto Palavras & Ideias sobrevive a 10 anos. Nesta administração, o projeto permanece com o seu objetivo inicial, porém com mudança significativa em seu perfil.
Na nova configuração do projeto Palavras & Ideias, foi dada como prioridade o atendimento aos alunos das escolas municipais situadas nos mais diversos bairros de nossa cidade, principalmente aos alunos do noturno, na modalidade EJA. As primeiras escolas atendidas foram: E.M. Joaquim José de Azevedo, localizada no CAIC do Renascença, com a presença da palestrante Karla Celene Campos, professora e escritora; a E.M. Dominguinhos Pereira, localizada no CAIC do Maracanã, onde tive a oportunidade de participar como palestrante, falando sobre a história da nossa cidade, através de imagens antigas e atuais, através de músicas e poemas, percebendo no momento o quanto o projeto tem atingido o seu objetivo. Na última segunda-feira, 01 de junho, foi a vez da E.M. Jason Caetano, que recebeu o poeta e agitador cultura Aroldo Pereira, que falou da sua trajetória artística como poeta, cantor, compositor e ator. Não posso deixar de falar das escolas, enquanto anfitriãs. As mesmas tem se empenhado em receber da melhor maneira possível a equipe organizadora do evento da Secretaria Municipal de Cultural, como também os palestrantes convidados.
Aqueles que estiverem questionando a atitude tomada pela Secretaria Municipal de Cultura com relação ao projeto, podem ficar despreocupados, pois a mesma garante que o projeto continuará também articulando com o público em outros espaços, além das escolas.
Ainda dentro da proposta do projeto Palavras & Ideias, quero parabenizar a Biblioteca Municipal Dr. Antônio Teixeira de Carvalho, dirigida por Dário Teixeira Cotrin, escritor e historiador, pelas palestras realizadas, sob a coordenação da professora e poeta Dóris Araújo, com objetivo de discutir as obras literárias selecionadas para o vestibular da UNIMONTES, a ser realizado em junho do corrente ano, onde os professores palestrantes, Benedito Said, Haroldo Prates, Ricardo Batista e Márcio Moraes, compartilharam com vários alunos/vestibulandos os seus conhecimentos literários. As palestras foram muito elogiadas. Parabéns, professores!
Para finalizar, quero mais uma vez parabenizar a Secretaria Municipal de Cultura pela bela decisão de levar o artista até o povo.