Logotipo O Norte
Segunda-Feira,13 de Janeiro

Os seres humanos e a fé - por Felippe Prates

Jornal O Norte
Publicado em 16/06/2008 às 11:28.Atualizado em 15/11/2021 às 07:35.

Felippe Prates



O festejado escritor Paulo Coelho, com mais de l00 milhões de livros vendidos em l32 países distribuídos por todos os continentes, na sua página do jornal “O Globo”, nos brinda com quatro pequenas histórias:



“SÓ  ISSO?



Sri Ramakrisna conta que um homem estava prestes a cruzar um rio quando o mestre Bibhishana se aproximou, escreveu umas palavras em uma folha, prendeu-a nas costas do homem e disse:



- Não tenha medo.  Sua fé o ajudará a caminhar sobre as águas.  Mas no instante em que perder a fé, você se afogará.



O homem começou a caminhar sobre as águas sem a menor dificuldade.  A certa altura, porém, sentiu um imenso desejo de saber o que o seu mestre havia escrito na folha presa às suas costas. Pegou-a e leu o que estava escrito:  “Ó deus Rama, ajuda este homem a cruzar o rio”



- Só isso? – pensou o homem.  Quem é esse deus Rama, afinal?



No momento em que a dúvida instalou-se em sua mente, ele submergiu e morreu afogado na correnteza.





A MENINA E A TEMPESTADE



A mãe, preocupada, telefonou para a escola e lhe informaram que sua filha já havia saído apesar da tempestade.  Ao ver que ela não chegava tratou de procurá-la, imaginando que a filha pudesse estar escondida em casa de um vizinho, chorando, esperando a tempestade passar.



Assim que dobrou a esquina viu que a menina andava lentamente em direção à casa, mas parava a cada vez que caia um raio, olhava para o céu e sorria.



- Você não está vendo os “flashes”, mamãe?  Deus está tirando fotos de mim!





O VERDADEIRO RESPEITO



Durante a evangelização no Japão, um missionário foi preso por samurais.



- Se quiser continuar vivo, amanhã terá que pisar a imagem de Cristo, diante de todos – disseram os guerreiros.



O missionário foi dormir sem nenhuma dúvida no coração: jamais cometeria tal sacrilégio e estava preparado para o martírio.



Acordou no meio da noite e, ao levantar-se da cama, tropeçou num homem que dormia no chão.  Quase caiu para trás: era Jesus Cristo em pessoa!


 - Agora que já pisou em mim, vá lá fora e pise na minha imagem – disse Jesus.  Porque lutar por uma idéia é muito mais importante do que a vaidade de um sacrifício.





REZANDO POR TODOS



Um lavrador com a esposa doente chamou um sacerdote budista à sua casa.  O sacerdote começou a rezar pedindo que Deus curasse todos os enfermos.



- Um momento, interrompeu o lavrador.  Eu pedi que rezasse por minha esposa e o senhor pede por todos os doentes.  Vai terminar beneficiando o meu vizinho, que também está doente e eu não gosto dele.



- Ao rezar por todos, disse-lhe o sacerdote, estou unindo as minhas preces a milhares de pessoas que agora oram por seus doentes.  Somadas, essas vozes chegam a Deus e todos se beneficiam.  Divididas, elas perdem a sua força no caminho e não chegam a lugar nenhum...”






________________________



Quando Darcy Ribeiro era Reitor da Universidade de Brasília, lá encontramos com Zé Paraíso, uma espécie de secretário-segurança de Darcy.  Nos disse o muito querido primo, que estava prestes a ser nomeado professor da Universidade.



- Você vai dar aula de que, professor Zé?



- Anatomia Feminina...



_________________________



Estamos aguardando o recebimento do livro “O Menino Pescador”, para publicarmos a crítica literária pertinente.  Se o autor, por economia, não quizer providenciar sua remessa para nosso endereço em Belo Horizonte, que ele conhece, basta informar onde podemos comprar um exemplar em Nova York ou no Rio.  Estamos viajando para os Estados Unidos para participarmos, a convite, como mediadores dos debates que acontecerão no VII Encontro Qüinqüenal Mundial de Estudiosos e Admiradores da Vida e Obra de William Shakespeare.  Amigos literatos montes-clarenses que leram “O Menino Pescador”, cuja isenção apreciamos, pois sabem diferenciar amizade de merecimento literário, já nos informaram que o livro é bem fraquinho, uma opinião que certamente não influenciará a nossa.  Não se preocupe, amigo Reivaldo: na certa gostaremos do seu livro.  Caso contrário, como é do nosso costume, por questão de ética e de piedade cristã, nada revelaremos. Só divulgamos críticas literárias positivas.



_________________________



Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por