Os jeans e as curvas femininas

Jornal O Norte
Publicado em 31/08/2010 às 10:13.Atualizado em 15/11/2021 às 06:37.

Felippe Prates


Jornalista



Qual a mulher que ainda não sofreu na hora de comprar uma calça jeans?  Sobra ali, aperta aqui e tome de experimentar, pois o defeito é sempre do modelo, da marca, “dessa calça defeituosa”, não é minhas queridas leitoras?... Afinal, todas têm o corpo perfeito  –  e isso, essa verdade verdadeira, nós garantimos e assinamos embaixo.  Cadê o papel?  Opinião diferente, “nem morta, bem!”, como diria o saudoso Clodovil.



Em média, segundo pesquisa realizada pela Levi’s, 54 por cento das mulheres entrevistadas vestem e tiram até dez calças antes de encontrar o modelo que lhes cai bem.  Com esse resultado nas mãos, a marca, que em 1935 lançou o primeiro jeans feminino, partiu em busca de um sistema de modelagem inédito, que respeitasse e vestisse, em termos ideais, os diferentes corpos, satisfazendo suas donas.



Durante um ano e meio a empresa escaneou o corpo de 60 mil mulheres em dezoito diferentes países e, de posse dessas informações, criou um conceito de jeans baseado nas curvas femininas, o Levi’s Curve ID.



Assim, para os grandes figurinistas do mundo inteiro, hoje, o jeans que veste as mulheres se identifica com três padrões físicos principais: o Slight Curve (formas retas), o Demi Curve (proporções homogêneas) e o Bold Curve (curvas genuínas), em vez do peso das consumidoras, segundo Mr. You Nguyen, vice-presidente de merchandising feminino da marca Levi’s.



Mas, como saber em que tipo você se encaixa?  A partir de setembro, época do lançamento mundial da linha, as lojas Levi’s disponibilizarão profissionais para medirem as interessadas com uma nova fita métrica, desenvolvida especialmente para o projeto.  O cálculo é baseado na distância entre a cintura baixa e o quadril.  Quanto maior a diferença entre as medidas dessas circunferências, mais curvilínea é a mulher.  E quanto menor, mais reta ela é.



Mr. You enumerou, também, quais foram as grandes queixas ouvidas durante a pesquisa:



- As mulheres com poucas curvas reclamaram que o jeans comum serve nos quadris e nas coxas, mas fica apertado na cintura.  O grupo do meio disse que as suas formas poderiam ser mais valorizadas, já as de linhas generosas afirmaram sofrer com uma sobra de tecido na altura da cintura.  A Curve ID, nos seus três padrões, busca solucionar esses probleminhas, definindo e valorizando cada silhueta, conclui Mr.You



No recente lançamento internacional da Curve ID realizado em Nova York, constatou-se que a nova linha veste bem, emboramente alguns senões.  Três modelos, uma com pouco bumbum, outra com bumbum médio e uma terceira mais popozuda, usaram a mesma numeração (27), cada uma com seu look específico.  Depois, fizeram o teste do troca-troca.  Quando a modelo curvilínea colocou o jeans da modelo mais reta, ficou com o bumbum achatado e na hora de se abaixar, o cofrinho apareceu.  Já a moça do Slight Curve, ganhou um pneuzinho usando a calça da Demi Curve.



As jornalistas presentes também se surpreenderam.  Uma delas baixou um ponto na sua medição normal, só na nova fita métrica.  E ainda encontrou sua tribo, a bem da verdade um pouco decepcionada, pois se enxergava bem mais, digamos, sinuosa.



Ah!  Para as superpopozudas, uma boa notícia: em março, de olho nos mercados brasileiro e afroamericano, a Levi’s lançará um quarto padrão, o jeans Supreme.  Mesmo bem justinhas, essas novas calças são capazes de acolher a generosa silhueta que o bom Deus lhes deu, para alegria de nós homens, eternos deslumbrados com as curvas das queridas mulheres da nossa terra, bem dotadas mulatas e popozudas morenas, colírios dos nossos olhos, que aquecem os corações, encantam, elevam e enlevam as almas, dando aquela força aos nossos sonhos...



...



Referência: Revista Elle (edição francêsa).



Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por