Ajax Tolentino
Escritor e advogado
Os esquimós são seres diferentes, vivem nas regiões polares, Groelândia, Alaska, Sibéria e outras regiões. Alimentam de baleias e focas das quais tiram o óleo, para suas alimentações, como combustível, e usam o óleo em seus trenós. Também alimentam com carnes de ursos, corsos, raposas, e plantas comestíveis.Lá não possui vegetal, a vitamina que usam, é o fígado dos animais, crus. Seus meio de transporte em época de inverno são os trenós, puxados por cães e em época de verão, os seus transportes são feitos em barcos de pelo de animais. Sua civilização se baseia na família, patriarcal e poligâmica, no qual o homem tem mais mulheres na medida que têm mais riquezas.
Os esquimós são seres pequenos, os homens atingem em média a altura de um metro e sessenta centímetros, e as mulheres uns dez centímetros menos. Por causa do clima frio vivem em média quarenta a cinqüenta anos. São os seres humanos que alimentam com mais gorduras, mas não têm seqüelas por isso. Pois as gorduras que ingerem, não são saturadas, são de peixes e foca.
Os ossos tirados dos animais que pescam e caçam, são usados para fazer utensílios para os mesmos, como ponta de laça, para caçar. Por usarem estas armas rudimentares, para matarem até o maior urso, que é o urso branco, são considerados heróis. Assim ao matarem um urso, colocam seu crânio na portas das suas casas, para atraírem a força e a bravura dos ursos. As habitações deles são feitas de madeira, pedra, couro e de gelo, feitas por eles, chamadas Iglus. Com certeza estas casas de gelo, eles aprenderam a fazer com os ursos, que as fazem para embernarem. Os homens saem para caçar em seus trenós, e às vezes não voltam mais, pois podem morrer pelo grande frio, quando caiem muita neve e os mesmos não estão abrigados, ou são mortos por ursos quando falham ao tentar matá-los. Assim sendo há uma grande quantidade de viúvas nas suas comunidades. As mulheres se dedicam a cozinhar e a costurar as roupas de couro. Que são feitas com a parte de lã ou os cabelos das peles virados para o lado de dentro, para em contacto com a pele humana esquenta mais.
Entre eles há coisas diferentes. Como o beijo, que é feito esfregando os narizes. O famoso beijo esquimó. Como também eles casam cedo, coisa lógica pela pequena longevidade dos mesmos. Assim na comunidade não fica nenhum homem ou mulher com 14 a 15 anos que não estejam casados, ou no mínimo não tenha tido copula.Tem mais, os homens podem ter mais de uma mulher, e nesta caso geralmente em casas separadas, desde que eles tenham condições de sustentá-las. Eles são obrigados a fazer muitas copulas para não diminuir o índice da população, pela alta mortalidade infantil em conseqüência do frio.
O incesto lá é comum, eles não compreendem que é uma imoralidade isso. Por necessidade para aumentar a população sempre fazem muitas copulas até com outras mulheres e com as moças. Lá nenhuma moça passa dos 15 anos sem ter tido relação. Não sobra nenhuma em prol de equilibrar da população. Copula com qualquer uma, é normal. Para completar eles presenteiam suas mulheres para os visitantes. Dizendo que fazem isso em respeito aos espíritos, para não serem castigados por eles. Suas dietas habituais eram de carne fervida, mas devido à escassez do combustível, óleos animal, passaram a comer as carnes cru. Assim com este habito deram a origem aos seus nomes, esquimós, que quer dizer comedor de carne crua.
Muitos homens que agora ficaram sabendo disto e mulheres também, só não vão até lá porque é muito longe, e o frio às vezes mata. Se fosse mais perto e o frio não fosse tanto. Com certeza homens e mulheres iam lá. Os homens para receberem mulheres de presente. E as mulheres porque lá elas não fica sem ter copula, logo que tornam moças, não sobra uma.