Logotipo O Norte
Sábado,11 de Janeiro

Olhos que encantam

Jornal O Norte
Publicado em 07/03/2008 às 10:34.Atualizado em 15/11/2021 às 07:27.

Ajax Tolentino


Escritor e advogado



Os olhos são um dos principais órgãos do ser humano, que maravilham os seres mostrando tudo que existe. Principalmente a beleza, uma magia que enfeitiça. Eles, fisicamente e cientificamente, têm a seguinte formação:



A córnea, a parte da frente dos olhos, onde está o branco e a íris, enquanto que o cristalino é a lente que proporciona a formação da imagem na retina. A íris é aquela parte circular que dá a cor aos olhos. Ela pode ter além da cor comum, o castanho, raras cores lindas, como o azul, verde e a mais bela de toda, a cinza.



A principio, segundo nos informam os cientistas, todos tinham olhos castanhos. Mas, talvez por um acidente, houve uma mutação genética, que transformou a produção da melanina, e aí surgiram os primeiros olhos azuis. A melanina é o produto responsável pela pigmentação que dá as cores aos olhos, como também ao cabelo e a pele. Os diferentes tons castanhos nos olhos, têm origem na melanina produzida pelo organismo, que com a composição maior ou menor, produz olhos castanhos, que vão de um castanho escuro, quase preto até um castanho claro, mais para amarelo. Dizem que a primeira mutação dos olhos surgiu nas proximidades da região do Mar Negro. Depois desta mutação, com a participação de diferentes doses de melanina pelo organismo na composição genética da íris, surgiram os olhos verdes e cinzas. Mas os primeiros belos olhos que surgiram, foram os azuis. Dizem que isto aconteceu na Escandinávia e no Báltico, depois vieram os verdes e os lindos, cinzas.



Os olhos, que fazem parte da visão, são os órgãos que nos mostram tudo no mundo, e principalmente quando nos deliciam mostram o belo, pois a beleza é uma percepção agradável aos sentidos, que têm uma estreita relação com o religioso, com o místico.É aquilo que aproxima de Deus e dos deuses.



E são eles, os olhos, que nos presenteiam com a percepção daquilo que nos agradam vê. Se eles não existissem, o mundo seria uma escuridão sem visões, sem beleza, pois o belo é aquilo que agrada aos olhos.



Mas, partamos do principio de que eles existem para mostrar o que é lindo, e muito mais, para mostrar que existem alguns que por si só, já são belos. Pois os olhos azuis são maravilhosos, os verdes então, são um primor, mas, os cinzas são sublimes, indescritíveis,  não existem olhos de cores mais apreciadas do que eles.



Porém, os olhos mais bonitos do mundo, não importando a cor, se azuis, verdes, cinzas ou mesmo castanhos; são aqueles que agradam e maravilham por si só, com sua beleza que surge espontaneamente em nossos sentidos. São os olhos das pessoas que amamos. Pois os vemos sem usarmos o dom da visão, visto não importando se o têm ou não.



Pois, neste caso, os vemos através dos olhos da paixão, que são cegos.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por