O turismo como sustentáculo da economia local e regional

Jornal O Norte
Publicado em 21/10/2010 às 10:27.Atualizado em 15/11/2021 às 06:41.

Reinaldo Corby


Pós-graduando em Políticas públicas municipais



Após o anúncio da inclusão de Montes Claros como Destino Indutor durante a realização do 1º Fórum de Turismo do Norte de Minas nos dias 19 e 20 de agosto de 2010, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), contratada pelo governo de minas, iniciou no período entre 27 de setembro e 1º de outubro, uma pesquisa de estudo da competitividade com o objetivo de analisar aspectos de infra-estrutura, acesso, serviços, equipamentos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais, culturais, dentre outros, gerando um diagnóstico detalhado informando ao gestor público através de pontuação, as deficiências da cadeia produtiva do turismo.



Com esses dados em mãos este gestor será capacitado a criar um plano estratégico para garantir a efetivação das políticas públicas de Estado, ampliando no município a condição para garantir direitos e geração de renda e emprego através de desenvolvimento econômico do cidadão montes-clarense.



Como Montes Claros é considerada a capital do Norte de Minas, também impactará o turismo regional e principalmente a economia local, pois com a efetivação do processo, há a previsão de grande aumento do fluxo de turistas.



Efetivando-se a classificação de Montes Claros como destino Indutor através de pesquisa que está sendo realizada pela Fundação Getúlio Vargas em primeira etapa, o município passará a fazer parte de um grupo seleto, sendo priorizado pelo Ministério do Turismo e Secretaria Estadual de Turismo para compor programas públicos em relação ao turismo regional, contribuindo para o progresso e geração de renda e também para toda cadeia produtiva do turismo.



Como se sabe este processo prioriza os empresários locais, alvo principal desta cadeia, estabelecendo uma potencialização da economia local, pois o turismo prioriza a transferência de renda na sua grande maioria aos cidadãos que fazem parte da comunidade, como por exemplo, profissionais liberais e prestadores de serviços (taxistas e guias) além de redes de restaurantes e hotéis e similares, áreas de segurança pública, saúde, como um tudo.



As agências de viagens, através do Circuito turístico, terão que criar roteiros regionais, impactando todo o Norte de Minas.



Montes Claros se tornará cidade receptiva. Tudo isso já está acontecendo em estágio embrionário. Este processo foi iniciado através de uma decisão do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia por acreditar na indústria do turismo como sendo a mola propulsora do desenvolvimento local e regional, tendo uma visão futurista em relação à dimensão do turismo na economia brasileira.



Estudos da Embraer, Embratur e IBGE demonstram que o turismo foi responsável por 2.23% do PIB Nacional em 2003 e que empresas de pequeno porte predominam nas atividades ligadas ao setor (97%).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por