O sapateiro-fotógrafo: as duas faces de um mesmo profissional

Jornal O Norte
05/08/2005 às 17:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:49

Stênio Aguiar

Quem sobe a Rua Melo Viana, a principal do Bairro Morrinhos, região Sul de Montes Claros, nem percebe que a sapataria e o estúdio de foto e vídeo, lojas que ficam lado a lado, pertencem à mesma pessoa. Há 22 anos, Edvaldo Oliveira dos Santos - o Vá - conserta sapatos, tênis, chuteiras, bolas e confecciona desde calçados simples a ortopédicos.

O ofício de sapateiro Vá aprendeu com o pai. Mas é a fotografia que o encanta. Há uma década, o que começou como hobby, hoje reforça a renda mensal. Ele revela fotos coloridas, em preto e branco e usa todos os formatos: desde o 3 x 4, para documentos, ao 50 x 75, para emoldurar. As imagens o fascinam, e o sapateiro-fotógrafo também se especializou em filmagens de casamento, bodas, formaturas, clipes e reportagens. “A assimilação das funções é muito importante; adequar uma função à outra, é um recurso que não tem preferência. A fotografia é uma terapia que descansa a mente dos transtornos da sapataria”, diz Edvaldo.



Hoje, o multi-profissional faz em média 15 filmagens de eventos por mês e conserta cerca de 180 pares de sapato. Com tanto trabalho, teve que montar uma equipe de seis funcionários, entre sapateiros, fotógrafos e cinegrafistas. Manuel Alfredo Gonçalves Junior é um deles. Ele trabalha há um ano na sapataria e, às vezes, participa da equipe de filmagem.“Gosto de trabalhar mais na sapataria do que com filmagem, mas não me importo de ajudar nas duas funções, já que, como patrão e como pessoa, Edvaldo é muito prestativo e amigo”, diz Manuel.

E por exercer duas profissões tão diferentes, as coincidências acabam sendo inevitáveis. Edvaldo conta que há sete anos aconteceu um episódio interessante: no dia 28 de março de 1998, pela manhã, consertou os sapatos de Jerry Martins de Queiroz, morador do bairro Maria Cândida, que iria casar-se naquela noite. No mesmo dia, ele foi contratado por Patrícia Soares de Queiroz para fazer a filmagem e fotografar o casamento dela. Na hora da cerimônia, a surpresa: o sapateiro do noivo era o mesmo fotógrafo contratado pela noiva. Segundo Jerry Queiroz, a versatilidade não compromete nenhuma das duas atividades de Edvaldo. Para ele, que virou um “duplo cliente”, Vá é um excelente sapateiro e um dos melhores fotógrafos de Montes Claros.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por