Logotipo O Norte
Quarta-Feira,10 de Setembro

O primeiro jogo oficial da Copa 2014

Jornal O Norte
Publicado em 10/08/2011 às 17:54.Atualizado em 15/11/2021 às 06:02.

Ricardo Mathias (*)



O mundo do futebol esteve reunido, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, para assistir o sorteio dos grupos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, o primeiro jogo oficial da Copa, transmitido para quase 200 países e estimados 600 milhões de espectadores e que mostrou o Brasil como o centro das atenções de um país que vai além do futebol.



O primeiro jogo já mostrou que a competição não será nada fácil. Com 820 jogos, representados por 203 países, espalhados por todos os gramados do mundo. Só que apenas 31 países terão o privilégio de se juntar ao Brasil em 2014 para a realização do maior evento do planeta.



Destes 31 países, o Brasil terá oportunidade de receber delegações de 13 países da Europa, cinco da África, quatro da Ásia, quatro América do Sul, três da CONCACAF (América do Norte, América Central e Caribe), além da possibilidade de mais um país da Oceania ou CONCACAF e mais um da Ásia ou América do Sul.



Estas delegações estarão em campo nas 12 cidades do Brasil definidas para sediar os jogos. Somente o futebol tem a capacidade de mostrar, ao mesmo tempo, através de uma Copa do Mundo, a diversidade cultural e turística de um país continental como o Brasil, não só para as delegações das seleções nacionais, mas também para turistas de todos os continentes.



A Copa do Mundo de 2014 tem um papel importante para o desenvolvimento do País, que, junto com as Olimpíadas de 2016, além do crescimento do mercado de consumo e das entradas de capital na exploração de petróleo, contribuíram para o Brasil saltar 10 posições, de 2009 para 2010, como um dos maiores destinos do investimento estrangeiro direto, divulgado pela Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Comércio, além do maior crescimento entre as economias desenvolvidas e os BRICS (grupo de países emergentes que, além do Brasil, inclui Rússia, Índia, China e África do Sul).



Outro ponto que chama atenção é o emergente mercado de ensino para estrangeiros que dispõe de um certificado de proficiência na língua portuguesa, chamado de Celp-Bras, criado pelo Ministério da Educação nos moldes de exames em inglês, como o Toelf.  No primeiro semestre deste ano, 1.926 candidatos realizaram os testes em 21 postos existentes no Brasil e em outras 43 representações no exterior. Isto mostra que a língua portuguesa é um idioma desejado por outros povos e que veem o Brasil uma nação de oportunidades.



A partida inicial, que aconteceu fora das quatro linhas, vai além de representar o maior evento de futebol do mundo, remete também para os problemas de aeroportos, hotéis, estádios e infraestrutura, que fazem parte deste contexto, mas desafios que serão vencidos independentemente de quem tem a responsabilidade.



Isto é só o início. O jogo não acabou e quando na última partida, em julho de 2014, o apito final for dado, o Brasil terá mais um passo importante para o desenvolvimento do país além do futebol.



Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por