Márcia Vieira
Depois de “Urubu de Gravata” e “Noturno para o Sertão”, é chegada a hora de contabilizar o “Doce Prejuízo”. Quem pensa tratar-se uma de uma reclamação, engana-se. A expressão, nada mais é que o nome escolhido para batizar uma bela reunião de crônicas, escritas e organizadas pelo escritor/jornalista Itamaury Teles de Oliveira.
No próximo dia 5 de maio, o escritor recebe leitores, amigos, afetos, desafetos e convidados, no Centro Cultural Hermes de Paula. Quem gosta de uma leitura leve, agradável, bem humorada e com sutil toque de ironia, irá se deliciar com o doce prejuízo. A embalagem é convidativa. Mescla azul, vermelho e uma pincelada de amarelo. A palavra “Doce” grafada em tamanho maior que o “Prejuízo”, é significativa e retrata parte do espírito desse montesclarense-porteirinhense-montesclarense-belorizontino-montesclarense-carioca, que tendo trabalhado anos a fio em atividades precisas e numéricas, entrega-se na aurora da vida, ao deleite de preencher 175 páginas brancas com as boas, velhas e recentes recordações.
Por detrás do seu ray-ban ou sob a sombra de um Panamá-adquirido na A Preferida - é persona grata e essencial nas rodas sociais, intelectuais, coloquiais. Em sua rotina diária, o tempo para a troca de idéias é sagrado. Matinalmente, assina o livro de registro do Café Galo, depois de cumprir o percurso da saudável caminhada pelas avenidas da terra que escolheu como sua. Bon vivant, leva a sério o compromisso de regar as amizades e os amigos, participando ativamente de reuniões gastronômicas e musicais, onde o prato principal é sempre a boa conversa.
Itamaury, este homem de nome estranho, cuja explicação aparece em uma das páginas do seu mais recente livro, viaja, lê, escreve, participa, vive a vida e suas vitórias sem culpa ou remorso. Tampouco se culpa, na iminência de um mau momento. Transforma a ironia em humor, a prosa em causos e os amargos revezes em um “Doce Prejuízo”
Em caso de suspeita, o melhor a fazer conferir. Pode se achegar: é dia 5, uma quarta-feira, lá pelas 20h, no Centro Cultural. A noite terá coquetel (dos bons), autógrafos, encontro de conhecidos, desconhecidos, gente bonita, na aparência e no coração, alegria, melancolia, saudade, choro e muito riso.
Quem convida é a Academia Montesclarense de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, a Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco e a Secretaria Municipal de Cultura.
Até lá!
CONVITE
A Academia Montesclarense de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, a Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco e a Secretaria Municipal de Cultura têm o prazer de convidar V.Sa. e família para o lançamento do livro DOCE PREJUÍZO, do escritor e acadêmico Itamaury Teles. A solenidade, seguida de coquetel, será no Centro Cultural Hermes de Paula, dia 5 de maio de 2010, às 20 horas.