O exercício de pensar: Filosofia no vestibular da Unimontes

Jornal O Norte
16/05/2009 às 09:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:59

Antônio Wagner Rocha (*)

A Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes -, a partir do 1º Vestibular/2010, incluirá prova de Filosofia no rol dos conhecimentos exigidos para aprovação em seu processo seletivo. Por compreendermos a importância da Filosofia no que diz respeito à interpretação e assimilação do mundo em que vivemos através da sua dimensão crítico-reflexiva – mesmo não sendo uma disciplina de fácil aprendizagem - acreditamos ser de extrema necessidade a sua inserção no Vestibular, o que dará à grande parte dos nossos estudantes a oportunidade de conhecê-la e de se interessarem pelo abandono de uma concepção superficial dos problemas que envolvem o homem.

Com a adoção dessa medida a Unimontes não pretende que a Filosofia seja apenas uma disciplina a mais a ocupar o programa das provas do Vestibular, mas que seja algo capaz de despertar nos candidatos a uma vaga nos seus cursos a capacidade de problematização e de reflexão como forma de se prepararem até mesmo para as exigências que encontrarão durante a formação superior, uma vez que o acadêmico, a todo instante, é instigado a operar o raciocínio lógico, a argumentação e o posicionamento crítico, independentemente do curso em que se encontra matriculado.

Saber pensar tem sido cada vez mais um desafio para o homem contemporâneo e, sendo assim, a Universidade deve ser um espaço privilegiado de aquisição do conhecimento através do processo reflexivo. É importante lembrar que em todos os cursos da Unimontes há disciplinas filosóficas em seus currículos, como Introdução à Filosofia, História da Filosofia, Ética, Bioética, Lógica, Estética, Filosofia da Arte e Filosofia do Direito, sendo que desde as suas origens, a Filosofia apresenta-se como o fundamento de construção dos saberes das mais diversas áreas do conhecimento, destacando-se, portanto, como a gênese de todas as ciências.

Após realizar amplas discussões – através sobretudo do I Seminário de Ensino em Filosofia ocorrido em 2006 – acerca da natureza do saber filosófico e do seu papel numa sociedade cada dia mais marcada por uma concepção utilitarista da vida e até mesmo da educação, o Departamento de Filosofia e a Coordenação Didática do curso de Filosofia da Unimontes apresentaram à Universidade projeto propondo que a disciplina fosse inserida no Vestibular, devendo a Comissão Técnica de Concursos (Cotec) submeter os estudantes a questões específicas de Filosofia.

Ao promover a inserção da Filosofia em seu processo seletivo, a Unimontes, a exemplo de outras instituições de ensino superior do Brasil (como a UEL, a UFMG, a UFU, a UFLA, a UFSJ e a UFBA) que já adotaram essa medida, estará, sem dúvida, prestando uma grande contribuição para o estímulo do espírito crítico dos seus vestibulandos ao proporcionar aos mesmos um contato direto com as obras filosóficas e com as idéias dos principais pensadores do mundo ocidental, o que lhes favorecerá maiores noções de sociedade, cultura, ética, política, religião e cidadania.

A Filosofia, como uma das áreas de conhecimento do Vestibular, muito possibilitará ao estudante a capacidade de refletir sobre a condição do homem no mundo, apontando sempre para uma leitura sistemática da nossa realidade. Ao se apropriarem reflexivamente dos textos filosóficos, esperamos que os estudantes possam adquirir uma maior facilidade para tematizar e argumentar, desenvolvendo assim a sua competência discursivo-racional e a sua concepção de mundo, dialogando, inclusive, com outras formas de conhecimento.

Acreditamos que a obrigatoriedade da inclusão das disciplinas de Filosofia e de Sociologia no Ensino Médio através do Parecer 38/2006 do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologada pelo ministro da educação Fernando Haddad – aos 11 de agosto de 2006 - , só vem reforçar a importância que a mesma desempenha na formação humana do indivíduo. A Seção IV da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no Artigo 35, que trata do Ensino Médio, aponta para duas questões fundamentais, dentre outras: “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual do pensamento crítico” e “o domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania”. Assim observamos que a Filosofia vem se destacando no âmbito da educação como um instrumento indispensável para a autonomia das idéias.

Por fim, entendemos que a Unimontes, ao instituir a prova de Filosofia no seu Vestibular, estará dando um significativo passo para a consolidação de um ensino cada vez mais humanista, voltado para a tarefa de contribuir efetivamente para o exercício do livre pensar e da pertinência reflexiva no que diz respeito aos problemas do homem e do mundo.

(*) Antônio Wagner Rocha é doutorando em Filosofia pela UFMG e chefe do Departamento de Filosofia da Unimontes, responsável pela elaboração do projeto de inserção da Filosofia no Vestibular da Unimontes.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por