O efeito estufa e o mundo virtual

Jornal O Norte
Publicado em 27/09/2010 às 10:12.Atualizado em 15/11/2021 às 06:39.

Ajax Tolentino


Escritor e advogado



O clima da Terra vem se elevando progressivamente, devido ao efeito estufa. Em conseqüência disso pode haver uma elevação do nível das águas dos mares e oceanos. Com o derretimento das geleiras, principalmente nas calotas polares. Pois a atmosfera está repleta de gazes poluentes emitida pelos carros, fabricas e queimadas. Mas o mundo ainda não resolveu encarar este problema com seriedade. Afirmam também os especialistas que com um clima mais quente as ervas daninhas e os insetos, proliferam mais.



Há necessidade de diminuir ou acabar com os gases. Para isso terá que ser feito a substituição dos combustíveis que estão sendo usados; como os de fósseis, petróleo e gazes naturais. Por outras formas de energia menos ou até sem nenhum efeito poluente. Como pela energia solar, dos ventos, a energia do mar e até do lixo. Mas estas energias ainda estão sendo usadas rudimentarmente. É necessário que haja uma maior dedicação dos cientistas para aperfeiçoar o uso delas.



De outro modo, para amenizar o efeito estufa, está sendo recorrido ao mundo virtual que traz outras soluções. A expansão do habitat para o homem, pela ocorrência progressiva de diminuição das terras que são invadidas pelas águas dos oceanos. Isso em conseqüência dos fenômenos da natureza. Estão sendo planejadas e feitas outras experiências. Como a construção de imóveis sobre placas flutuantes em alto mar e oceanos, a quilômetros das costas. Por ter a capacidade de suportar altas ondas do mar, e trazer o aumento do território, com habitações mais firmes. Pelo fato que estas placas flutuantes oferecerem mais segurança, do que muitos territórios cheios de fenômenos da natureza como vulcões, terremotos e tsunamis.



Elas são capazes de sustentar e equilibrar, estes imóveis no balanço das marés, como se fossem grandes navios ancorados em alto mar. Nelas seriam feita varias construções, casas, ruas, estradas, aeroportos, bares, hotéis, praças e outras. Todos ligados entre si por cabos, tornando uma enorme embarcação, uma cidade virtual. E a partir deste momento seriam feitas varias cidades flutuantes. Com a vantagem de que, quem morar em uma delas, se não estiver gostando da cidade ou do local da cidade, é só mudar para outro bairro ou cidade. Levando sua casa, arrastada e flutuando pelo mar, simbolicamente nas costas, como fazem os caracóis.  



O virtual não é usado somente para a comunicação entre as pessoas, para aqueles que estão distantes comunicarem pela internet. Permitindo a comunicação, e a visão, dando a impressão de estar um ao lado do outro, mesmo estando a milhares de quilômetros de distância. O virtual é artificial, que parece real.



Já existem construções virtuais feita em alto mar, uma imitação dos continentes reais, que no futuro trará grandes soluções para a humanidade. Nas costas da Noruega, o Hywind, um aeroporto, é uma construção virtual, imitando uma construção em uma porção de terra real.  No futuro serão construídos varias cidades neste estilo. Longe das costas, para não oferecem problemas à fauna e nem a pesca, pois serão afastadas dos continentes.



Assim, com a mudança para combustíveis não poluentes e a construção de cidades em placas flutuantes em alto mar, a humanidade poderá ter melhores dias, no futuro. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por