José Geraldo Mendonça *
Para nós que amamos este país, é muito gratificante vermos os exemplos dados por novos empresários rurais desse novo modelo de vida rural. A fazenda São João começou sua produção em escala, em setembro de 2001, com 3.000 vacas holandesas. A empresa trabalha com técnica de confinamento total. O leite de alta qualidade é todo vendido para a fábrica Nestlé em Ibiá, no Alto Paranaíba, a 320 km de Belo Horizonte. O leite é usado na linha de produtos infantis da Nestlé, da marca Ninho.
Retirado num processo totalmente industrial, o leite da São João não tem contato, em nenhum momento, com o ar da fazenda. Das ordenhadeiras mecânicas, o produto é resfriado em poucos segundos, antes de ser colocado nos reservatórios, de onde é injetado nos caminhões de transporte da própria Nestlé.
A fazenda São João tem sua própria fábrica de concentrados servidos às vacas e um sistema de coleta de resíduos para produção de adubos naturais, vendidos em vários pontos do país.
Esse novo modelo de agroindústria veio valorizar a vida dos empregados no campo. Antônio Neto Ferreira, gerente do setor de recria da fazenda São João, falou que, hoje, tem motivação para trabalhar e suas expectativas de um futuro melhor são grandes.
- O gerente geral diz que os treinamentos e cursos ministrados dentro da fazenda usam técnicas atuais de recursos humanos...
Há pouco mais de três anos na São João, Antônio já foi peão em fazendas de gado de corte. Funcionários de fábrica de calçados, motorista, hoje mora em casa confortável dentro da fazenda, com sua esposa. Para ele, o que mudou sua forma de trabalhar e encarar a profissão que assumiu foi a oportunidade de entender que seu trabalho é tão importante quanto todos os outros dentro da produção de leite da empresa.
O gerente geral diz que os treinamentos e cursos ministrados dentro da fazenda usam técnicas atuais de recursos humanos e que muitos acreditam ser recomendados somente a funcionários com alta formação escolar.
Os salários pagos a esses trabalhadores rurais, em empresas como essa, já passam dos R$ 1.000 mensais. E eles ainda têm casa com água encanada, luz elétrica, sem pagar nada por isso. As fazendas do futuro terão que se adequar a esse novo modelo de fazenda-empresa. A fazenda São João é a 2ª maior produtora de leite do país. Ela fica em Inhaúma, região central de Minas, e é do grupo True Type; sua produção é de mais de 30.000 litros de leite diários.
O futuro deste país está no campo. Nós temos o melhor clima de todo o mundo. Nós podemos produzir alimentos o ano todo. Nós temos clima de primavera de 1º de janeiro a 31 de dezembro. E o Nordeste do país tem esse clima ainda mais definido. No Nordeste, na margem do Velho Chico, fica uma fazenda de um grupo japonês, que ocupa áreas de um lado e do outro do rio, de Pernambuco e Bahia.
- Assim que a irrigação atinge 8 metros, o sensor dá um sinal para o computador, que desliga o sistema de irrigação
Ali se produzem frutas para exportação. Ali se usa tecnologia de 1º mundo. As áreas são divididas em lotes, e cada lote possui um sensor enterrado na terra, que mede a umidade da área. Se a umidade chega a um limite X,um sensor que tem uma haste metálica de cerca de 2m, com uma antena na ponta, emite sinal para um computador central equipado com antena receptora, e ele liga o sistema de irrigação daquele lote. Assim que a irrigação atinge 8 metros, o sensor dá um sinal para o computador, que desliga o sistema de irrigação. São dezenas de lotes. Muitos com cultura de uva. Lá no Japão, eles produzem uma safra de uva por ano. Aqui eles estão buscando a produção de uma safra por dia, ou seja, 365 safras. As colheitas são diárias e as frutas são selecionadas e embaladas para exportação. No galpão trabalham também representantes comerciais de vários países, encarregados de selecionar os lotes de frutas que serão exportados para seus países.
No campo é maravilhoso. Verdadeiro batalhão de mulheres equipadas com minúsculas tesouras, debaixo dos caramanchões de uvas, busca retirar dos cachos aquelas uvas que não se desenvolveram. É para que em todos os cachos as uvas tenham o mesmo tamanho. O país é muito grande. Mais tem muita coisa boa acontecendo em vários pontos deste país. O governo Lula já começa a enxergar que a vocação de nosso país é a produção de alimentos no campo.
Existem agroindústrias hoje instaladas em várias regiões, onde se paga muito melhor que as empresas instaladas nas cidades. No Espírito Santo existe uma empresa que tem uma fazenda que produz mamão para exportação. No início, produzia o mamão Papaia. Hoje, no entanto, já produz uma variedade desenvolvida no local, que é um pouco maior que o Papaia, e que é muito mais valorizado lá fora. Possui uma massa interna muito mais volumosa, pouquíssima semente, e é muito mais doce.
Ali também os empregados são muito bem pagos, com salários bem acima da média. Eu entrevistei uma senhora que desceu de um trator e que puxava uma caneta, encarregada da colheita dos mamões. Eu perguntei quanto ela ganhava. Ela falou que lá na cidade era faxineira, tirava um salário por mês. Na fazenda, é tratorista e ganha quatro salários.
É isso aí. Tem muita coisa boa acontecendo nos quatro cantos do país. Essa abertura da exportação por parte do governo tem ajudado muito. Agora, nós temos assistido à queda de braço entre a Vale do Rio Doce e o governo da China, sobre a importação do minério de ferro. Os chineses fizeram muito barulho, mas não adiantou. Tiveram que aceitar os preços impostos pela empresa exportadora de minério de ferro.
Nosso minério é mais puro que qualquer outro produzido no mundo. Por conseguinte, é de melhor qualidade, por isso, vale muito mais que o dos outros países, como a Austrália.
Assim são as nossas frutas. São muito mais saborosas, porque recebem muito mais luz solar.Por isso são mais consistentes e muito mais doces.
- Nosso país vai ser, no futuro, o maior produtor de alimentos do mundo
Há de chegar o dia em que todos os nossos produtos, principalmente alimentos, serão reconhecidos como os melhores do mundo.
Nosso país vai ser, no futuro, o maior produtor de alimentos do mundo. Essa, sem dúvida nenhuma, é a nossa vocação. Eu acredito no futuro deste país como um dos mais importantes do globo.