Natal todos os dias

Jornal O Norte
31/12/2008 às 11:03.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:48

Raimundo Avelar

Manhã de 25-12-08. Hoje é Natal como ontem o foi e o será também amanhã... Natal uma constante que as comunidades cristãs o comemoram, simbolicamente, no dia 25 de dezembro de cada ano, mas que deverá ser efetiva e afetivamente celebrado todos os dias do ano pois, Jesus, o salvador, nasce em todos os dias, em todas as horas, a cada instante. Porém indagarão muitos onde está esse Jesus, onde o encontraremos... Como Ele próprio assegurara a seus discípulos: Ele é o Deus conosco e, assim, sempre estará no meio de nós, independentemente de credos, etnias, condições sócio-econômicas ou quaisquer outras situações.

Em Belém, cidade de David, Jesus nasceu para todos, indiscriminadamente. Entretanto, Jesus, o “Filho de Deus-Pai”, Jesus o “Deus nosso irmão” nasceu com preferencial (mas não exclusiva) “opção para os mais necessitados”, e estes: os “descamisados”, os “sem-teto”, os “desabrigados”, os “desempregados”, os “famintos”, os “menores indefesos”, os “aprisionados”, os “enfermos”, etc, etc... todos nós, enfim, incluindo, evidentemente, os “sem-família”. 

Lamentavelmente, por efeito de poderosos esforços da multimídia, a globalização e modernidade do mundo econômico e político têm sido fortemente alavancados. Em decorrência, o homodigitalis cada vez mais vem se distanciando de Deus, comprometendo e desvirtuando, totalmente, o verdadeiro sentido do Natal, hoje quase que somente aguardado para a luxúria dos gastos supérfluos com banquetes, presentes e, até mesmo, verdadeiras “orgias” regadas por importadas e caríssimas bebidas. Urge canalizar e conjugar inteligências e energias para que seja reinventado o mundo, para que se tenha uma nova e renovada terra, para que se construa a “Nova Jerusalém” e para que enfim seja respeitado o profeta de Deus no qual, como corolário, definitivamente reinará a verdadeira PAZ, resultante do exercício de sentimentos de fraternidade e justiça. 

Evidentemente, fácil não será, porém é possível e acontecerá. Confiantes, lembre-mo-nos do que o próprio Jesus enfaticamente o proclamou: “Não tenhais medo; Ide por todo o mundo e evangelizai. Sem mim nada podeis fazer, mas estarei convosco; como novo mandamento eu recomendo: amai-vos uns aos outros (reciprocidade de amor) assim como eu vos tenho amado(profundidade de amor que vai ao extremo da total entrega).

Confiante que posso falar também por Verinha cabe-me, extremadamente, desejar um “Feliz Natal” para todos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por