Na semana passada, houve uma reunião em Montes Claros, promovida pelo Comitê técnico para implantação do SAMU - Serviço de atendimento móvel de urgência 192, com a presença de técnicos do ministério da Saúde, quando o secretário municipal de Saúde, João Batista Silvério falou sobre a construção de um sistema municipal de saúde de feição regional, integrado e tecnicamente correto.
Participaram do encontro o vice-prefeito Sued Botelho, dezenas de médicos, gerentes e técnicos da secretaria e da DADS - Diretoria de ações descentralizadas de saúde, representantes do exército, polícias militar e rodoviária federal, Corpo de bombeiros, Cosems/Norte - Colegiado dos secretários municipais de Saúde, representantes dos hospitais Santa Casa, Aroldo Tourinho e Universitário Clemente Faria, representante da Unimontes, dos conselhos municipal e estadual de Saúde, dentre vários outros.
PROJETO
Um projeto de implantação do SAMU, elaborado pela Gerência de planejamento e acompanhamento da secretaria municipal de Saúde foi apresentado pelo médico Danilo Narciso, chefe da divisão de Unidades Básicas de Saúde, detalhando como a municipalidade pretende implantar o serviço em Montes Claros, ocasião em que foram oficializados os órgãos que participarão do Comitê técnico do SAMU/192.
A coordenadora geral de Urgência e Emergência, Irani Ribeiro de Moura, do mnistério da Saúde, e a coordenadora de enfermagem do SAMU/192, de Aracaju, Maria da Conceição Costa, consultora do ministério da Saúde visitaram, juntamente com o secretário João Batista Silvério e assessores, unidades do PSF - Programa de saúde da família e hospitais conveniados ao SUS, durante o período da manhã. À tarde, participaram da reunião do Comitê técnico para traçar as diretrizes de implantação do serviço no município.
- Pelo que vi em Montes Claros, vamos implantar um belíssimo serviço aqui. O secretário é pessoa supersensível. Estou muito satisfeita - diz a coordenadora geral de Urgência e Emergência da SAS - Secretaria de atenção à saúde do MS.
Ela iniciou larga exposição sobre o SAMU-192 (já implantado no Brasil). Ainda segundo ela, até o final do ano de 2005 o governo federal consolidará a implantação de 142 serviços de atendimento médico de urgência em municípios brasileiros – alguns dos quais já em pleno funcionamento – totalizando assistência a 100 milhões de brasileiros, com previsão de expansão para os anos vindouros.
Até esta data, o serviço já conta com 1.108 ambulâncias equipadas, adquiridas pelo MS, além das denominadas “ambulanchas”, para transporte e atendimento simultâneos através dos rios e mar. Estão sendo equipados, também, helicópteros e aviões para o serviço aero-médico.
SAMU-192
O SAMU-192 é um serviço de atendimento móvel de urgência do SUS - Sistema único de saúde que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e funciona durante 24 horas por dia.
São ambulâncias equipadas para os diversos níveis de atendimento médico, desde o básico até os mais complexos. As equipes são formadas por motoristas, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
O atendimento contemplará as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, gíneco-obstétrica e de saúde geral da população, além da captação e transporte de órgãos para o sistema de transplante implantado no estado.
A partir da formação do Comitê gestor - já operacionalizado em Moc - será dado o início da implantação do SAMU-192 no município. O projeto apresentado pela secretaria municipal de Saúde passará pela aprovação do Conselho municipal de Saúde e pela CIB - Comissão intergestora bipartite do estado de Minas Gerais. A seguir, será encaminhado ao MS, onde sua implantação será estudada e viabilizada. Os recursos correrão à conta do MS, com financiamento integral da estruturação do serviço.
Já a manutenção terá financiamento tripartite (União, estado e município), ficando o MS responsável pelo repasse mensal de 50% dos recursos necessários para o custeio.