Logotipo O Norte
Sexta-Feira,15 de Novembro

Médicos separam siamesas nascidas em BH

Jornal O Norte
01/08/2005 às 16:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:49

Após a equipe médica avaliar a necessidade de cirurgia para evitar contaminação através da eliminação de fezes misturadas à urina, as gêmeas siamesas foram submetidas à cirurgia de urgência às 18 horas de quarta-feira passada, devido à obstrução intestinal e infecção urinária (contaminação de fezes no aparelho urinário). Os estudos radiológicos revelaram a presença de uma cloaca - saída comum uretras, vagina e reto, também identificando a presença de apenas um cólon, uma bexiga e uma vagina. Foi realizada uma colostomia - comunicação cirurgicamente construída entre o colo e o meio exterior, a fim de evitar a contaminação urinária e aliviar a obstrução da parte baixa do reto. De acordo com o pediatra do CTI infantil, Júlio César, a cirurgia durou duas horas.

- As gêmeas voltaram para o CTI infantil, sendo mantidas em ventilação mecânica, monitorização fisioterápica, hidratação venosa com eletrólitos, e antibióticos - diz o pediatra.

As meninas encontram-se, clinicamente estáveis, respirando espontaneamente, ainda sem dieta, com hidratação venosa com eletrólitos, e antibióticos. Devido à cirurgia de urgência, as gêmeas já não apresentam a barriga inchada e não correm o risco da infecção urinária, conseqüência da mistura de fezes com urina. Elas só têm uma bexiga, uma vagina e um ânus, o que poderá ser corrigido através de cirurgia plástica.

ALIMENTAÇÃO ORAL

As meninas estão no 13º dia de vida, e este é o terceiro dia de pós-operatório (colostomia). As gêmeas encontram-se clinicamente estáveis, respirando espontaneamente, com funções fisiológicas presentes e normais, e com a colostomia já funcionando. Elas estão sendo mantidas com hidratação venosa e eletrólitos e antibióticos para a infecção urinária. Ontem, foi reiniciada a alimentação oral.

O caso mais recente com êxito ocorreu em setembro de 2004, quando foram separadas duas siamesas de três meses de idade, unidas pelo pescoço, peito e abdômen.

SIAMESES

Quando gêmeos siameses nascem, é automaticamente assumido que eles devem ser separados. Entretanto, nem todos têm essa visão, não somente os pais, que entram em extremo conflito, mas também membros de comitês éticos. Alguns problemas comuns dos gêmeos são: prematuridade e o baixo peso ao nascer. Uma cirurgia pode separar alguns gêmeos que estão ligados.

- Muitos problemas podem ser evitados com cuidado pré-natal apropriado, boa alimentação e visitas regulares ao médico. É muito importante para mães grávidas de gêmeos que se abstenham de drogas, álcool e tabaco. Os médicos devem ser mais rigorosos para assegurar uma gestação bem-sucedida - diz a coordenadora do CTI pediátrico da Santa Casa que esteve presente quando houve o caso das meninas siamesas em Montes Claros. (Cinara Dreide com informações de agência)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por