Logotipo O Norte
Sexta-Feira,20 de Setembro

Luiz de Paula no IHGMB

Jornal O Norte
31/10/2005 às 16:54.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:53

Dário Teixeira Cotrim *

Acabo de abrir o convite em que o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais nos faz para a sessão solene em que tomará posse, como sócio efetivo, o doutor Luiz de Paula Ferreira, ele que ocupará a cadeira de número 66, e que tem como patrono a nossa princesa Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga, a Redentora. Em nome do instituto saudando efusivamente e recebendo com alegria intensa o novo confrade, falará um filho de Espinosa, o ilustre historiador Daniel Antunes Júnior.

A nossa cidade de Montes Claros certamente ficará muito mais rica e muito mais representada agora nos meios históricos de Minas Gerais. A posse do confrade, doutor Luiz de Paula Ferreira, no egrégio IHGMG, marcará com brilhantismo uma posição de destaque e respeitabilidade, os destinos de nossa terra. Haja vista que já estiveram pelos meandros desse mesmo instituto os doutores Hermes de Paula e Simeão Ribeiro Pires. O primeiro autor do livro Montes Claros, sua história, sua gente e os seus costumes e o segundo, aquele que produziu as excelentes obras: Raízes de Minas e Serra Geral, diamantes, garimpeiros e escravos. Apenas para registro aqui, também como sócio efetivo do IHGMG, eu pesquisei e produzi, com imensa alegria, o seguinte livro: História primitiva de Montes Claros e outros aspectos históricos do médio São Francisco.

É certo que não é fácil encontrar na história moderna de Minas Gerais fatos e personalidades que mais se enquadrem na grandiosa moldura da arte e do saber. Mas esta é uma esperança renovada de nomes expressivos para representar Montes Claros e representar bem a nossa história de vida política e econômica. Assim, o historiador Luiz de Paula Ferreira, que se integrou à literatura montes-clarense, chegando a ser uma das figuras primaciais, inicia agora uma caminha pelo IHGMG. Ele, que tem uma bela história de vida, uma história que se confunde com a própria história de nossa querida cidade de Montes Claros.

O livro do confrade Luiz de Paula Ferreira, na Venda de meu pai é apenas uma pequena amostra do que há de vir. Nele, está inserida uma série de mini-causos, todos eles cheios de inocência e de amor – o amor de pura inocência de um jovem sonhador, que certa vez disse que gostaria de ter dito: “Montes Claros, eu não te conhecia e já te amava”, frase pronunciada pelo deputado Francisco Sá na inauguração da Estrada de Ferro em Montes Claros. Há nesses mini-causos a história de sua própria vida.

Na trajetória vitoriosa do nosso ilustre confrade podemos anotar que: ele exerceu com dinamismo a advocacia; foi também contador e professor (fundador e mantenedor da Fundação Educacional que leva o seu nome). É o atual vice-presidente da Coteminas, ainda assim é músico, poeta e, principalmente, escritor, pois vem se dedicando às letras, onde figura como um grande artista, possuidor de uma das maiores culturas literárias de toda Minas Gerais. Por isso ele é conhecido como “embaixador da cultura e da arte do Norte de Minas”. E não são poucos os que assim o acham, tais e tantas as virtudes que lhe exortam a personalidade. Portanto, se situa hoje entre os montes-clarenses mais ilustres de todos os tempos (Darcy Ribeiro, João Valle Maurício, Cyro dos Anjos).

Doutor Luiz de Paula Ferreira é meu confrade da Academia Montes-clarense de Letras, e agora, com indelével alegria, também do insigne Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Lá estaremos presentes no dia de sua posse, não só para levar o abraço fraterno da nossa Academia de Letras, como também para levar o meu amplexo de amigo e de confrade do mesmo Instituto Histórico e Geográfico, uma agremiação que adoramos com elevado respeito e dedicado carinho. Como se vê, agora é solidificar a nossa convicção de que o eminente confrade poderá contribuir em favor do engrandecimento da história política, administrativa e econômica de Montes Claros. Diz o próprio confrade em uma passagem de seus inúmeros discursos: “é o labor dos teus filhos criando riquezas”. Parabéns doutor Luiz de Paula Ferreira. Parabéns Montes Claros, tu que hoje estás tão bonita e de vestido novo!

* Historiador – Membro do IHGMG e das academias de letras de Montes Claros, Guanambi e Caetité

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por