Leitura sem censura: Histórias que quase ninguém sabe - por Adilson Cardoso

Jornal O Norte
Publicado em 02/01/2008 às 10:46.Atualizado em 15/11/2021 às 07:21.

Adilson Cardoso *



Fã que sou da história de nossa cidade, leio todo mundo que busca esse resgate. Faço uso da metonímia para ilustrar com mais plasticidade. Inclusive sou fã dos casos do meu nobre amigo Raphael Reys, incontestável nas inflamadas recordações, já que até o PH com som de efe compõe a  sua graça.



Bem, na minha modesta procura, resolvi pesquisar sobre o vasto assunto na universidade, faculdades, igreja, e fui a um terreiro de umbanda, procurando  invocar os espíritos formiguenses. Nada encontrei.



Até que me indicaram Levindo, peladeiro e ex-acadêmico de Filosofia. É o tipo do cara que diz saber tudo. Antes da conversa, procurei informações com seus amigos Romário e Zé Gamela, que foram taxativos:



- Aí mente com borra...



Mesmo assim, fui para minha pesquisa de campo com  o mega-historiador autodidata, e o encontro foi no barzinho de César, lá no Bairro Sumaré. Pedi a ele que me contasse tudo que sabia. Tomou um quarto de pinga, limpou a garganta e começou:



- Foi aqui, bem aqui na manga de João Botelho, que arqueólogos paraguaios encontraram, perto da raiz de um grande pé de manga, os ossos do Tiranossauro Totó, dez vezes mais feroz que o Tiranossauro Rex.Também encontrou-se, pela mesma equipe, a tigresa Dentes de Sabrina, a versão feminina do terrível tigre Dentes de Sabre.



Final do século XIV e início do século XV, o movimento que mudou a visão do homem em relação ao mundo, cai o teocentrismo e surge o antropocentrismo, o homem se transforma no centro do universo. A esse movimento deu-se o nome de Renascimento ou Renascença. Em homenagem ao grande Renascença, que um dia se chamou Tabajara. Sendo Nilo Sérgio que mora em frente à escola estadual Benjamin Versiani dos Anjos, o mentor de tudo.



Mestre Giotto criou o naturalismo na pintura, observando de cima da linha as pessoas em suas cenas escatológicas das necessidades vitais, já que àquela época não havia saneamento básico. O artista só se deu mal um dia em que foi  flagrado por um marido ciumento esboçando sua esposa no ato da defecação. Quebrou os carvões, rasgou seus rabiscos, ainda soltou o pé-duro Mantena, obrigando o mestre a esconder-se no Santa Cecília.



A essa altura Levindo, que é irmão de Ilton Jairo, já havia tomado mais dois quartos de pinga, mas seguiu a fala:



- Masaccio veio depois de Giotto, inovando a arte com a profundidade do claro-escuro ou luz e sombra. Naquela época de inexistência de energia, favoreceu os primeiros laboratórios dessa técnica que inovou e enobreceu a pintura.



Segundo Levindo, outra contribuição do Renascença ao Renascimento foi para a Espanha, quando Miguel de Cervantes, atentamente, observou Chulinha e Picolé, dois torcedores do Cruzeirinho que eram inseparáveis. Só que, com alguma diferença, o primeiro, quando bebia, ficava tão corajoso que queria acabar com o mundo na porrada; o segundo, por ser amigo, partilhava das insanidades. Certa vez, após tomarem um litro de cachaça que custou um real e vinte centavos e lamberem sal para tirar o gosto e aumentar a pressão arterial, foram zoar na antiga zona de Pedrelina, na Praça de Esportes. No portão estava um travesti de nome Ricardo que, ao notar a embriaguez dos dois, tentou fechar a entrada.



Na insistência, a polícia foi chamada, quando chegou a diligência Chulinha, movido pela coragem alcoólica, recebeu os home no tapa, e Picolé entrou em solidariedade ao amigo. Resultado: apanharam tanto que perderam o caminho do Renascença, indo parar no Delfino Magalhães. Assim Cervantes presenteou o mundo com sua genial obra: Dom Quixote, narrando os feitos bufões dessa dupla.



Na Inglaterra, o humanista Thomas More também se influenciou com a nossa história, fazendo estudos intermitentes com o lendário e não menos pinguço Ket, também chamado carinhosamente de Ket-Boquete. De acordo com o irmão de Ilton Jairo, carinhoso para quem chama, pois o próprio abomina a alcunha, Ket ficava diuturnamente no barzinho do Divino, lá na Vila Tiradentes, vegetando em busca de pequenas doses de pinga e moedas de um, cinco, dez centavos, até completar o valor para tomar outra. O interessante nisso é que no semblante de Ket não se via  tristeza, cada dia que ele aparecia era  como se o anterior não houvesse existido, a vida começava todos os dias e a mesmice para ele era novidade. More, imaginou uma sociedade alternativa, longe dos males das guerras e das intolerâncias sociais e religiosas. Assim nasceu Utopia.



A Renascença intelectual e artística contribuiu para o avanço das idéias de contestação religiosa. Por exemplo, os padres que faziam  bacanais nas igrejas passariam a ser denunciados no disque-sacanagem- na casa de Deus, mas o uso do poder de persuasão desses nas confissões acabaram descobrindo quem os denunciava...



Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por