Logotipo O Norte
Quarta-Feira,14 de Maio

Leitura sem censura - A beleza natural e a política de Itambé do Mato Dentro - por Adilson Cardoso

Jornal O Norte
Publicado em 17/07/2008 às 10:24.Atualizado em 15/11/2021 às 07:38.

Adilson Cardoso



Com uma população estimada em mais ou menos 2.500 habitantes, Itambé do Mato Dentro está encravada no Alto da Serra do Espinhaço, nos contrafortes da Serra do Cipó, roteiro original da Estrada Real. Fundada pelo bandeirante Romão Gramacho entre o final de 1660 e início de 1700, foi batizada com o nome de Nossa Senhora das Oliveiras de Itambé, em virtude de ter sido construída pelo fundador uma bela e magnífica capela, dedicada a Nossa Senhora das Oliveiras.



Até 30 de dezembro de 1962 foi elevada a categoria de município, com o nome que hoje a designa. A exemplo de outros lugares, Itambé está em campanha para renovação ou não do executivo e dos parlamentares. Como também acontece nos outros lugares, obras são feitas e divulgadas incansavelmente. Não sabemos se foi em surdina, como em Montes Claros, que a prefeitura fazia e ninguém sabia. Mas, através de um convênio com o estado e das articulações políticas dos deputados Irani Barbosa e Custódio Mattos, foi inaugurada no dia 21 de junho a ampliação do Centro de saúde Otaviano de Oliveira, com a presença dos deputados citados e do prefeito de Santo Antônio do Rio Abaixo, Rilton Carlos, além do prefeito de Itambé, Wavel Dias Lage.



Também no mês de junho foi emitido um edital de convocação de posse para os aprovados no último concurso público. Porém, segundo o jornal Na Boca do Povo, na sua edição número 17, de junho/julho 2008, de Itabira e região, as coisas não estão muito bem explicadas em relação ao concurso.



Consta que o sonho da reeleição pode acabar virando pesadelo para o prefeito Wavel Dias Lages. É que o Ministério Público estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Publico de Itabira, ajuizou ação civil pública com o pedido de anulação do concurso de Itambé do Mato Dentro, realizado no mês de maio deste ano, com o pedido de afastamento imediato de oito contratados classificados nos primeiros lugares, bem como a antecipação de tutela para declarar nulo o concurso.



A Promotoria, ainda segundo o jornal, propôs também ação de improbidade administrativa, requerendo a condenação do prefeito e dos integrantes da comissão de concurso à perda do cargo público, suspensão dos direitos políticos e aplicação de multa civil.



Em breve histórico em 2006, o prefeito de Itambé do Mato Dentro assinou termo de Ajustamento de Conduta com a Promotoria de Defesa do Patrimônio Publico de Itabira, visando a realização do concurso publico para preenchimento dos cargos do município, já que mais de 80% dos cargos para funções contínuas essenciais da administração municipal eram de contratados temporários, para os quais a constituição exige provimento efetivo. O que veio de fato a acontecer no dia 11 daquele ano. No dia seguinte, muitos candidatos procuraram o Ministério Público para denunciar a forma de aplicação e as supostas facilitações para parentes e amigos do prefeito.



Ainda conforme o jornal, os primeiros colocados com ligações diretas com o chefe do Executivo foram listados assim: Ieda, que era a pessoa responsável pelas inscrições do concurso; Wallace Antônio, filho do prefeito, que é o atual secretário municipal de fazenda; Elismara, secretária municipal de administração, Adauto, primo do prefeito; João Henrique, genro do prefeito; Rita de Cássia, sobrinha da esposa do prefeito; Dyegor, filho de uma vereadora aliada do prefeito; Luciana, sobrinha da esposa do prefeito; Tânia, filha do prefeito; Maria Edércia, prima da primeira dama; Dilsimar, primo da mulher do prefeito; Bruno, filho da atual secretária municipal de saúde; e Eneimar, sobrinha também da secretária de saúde. Tudo isto segundo o jornal, que tem como diretor responsável José Geraldo Rodrigues.



Mas, na minha modesta opinião, o prefeito é muito sortudo por ter tanta gente inteligente assim na família e no rol de amizades. Um abraço ao povo hospitaleiro de Itambé.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por