Luiz Carlos Amorim
Escritor
www.prosapoesiaecia.xpg.com.br
E a tal de ficha limpa ora está valendo, ora não se sabe. O julgamento da ação de Joaquim Roriz colocava em questão novamente a validade da Ficha Limpa, mas como o esperto renunciou a sua candidatura ao Governo do Distrito Federal, reina de novo a incerteza. A lei da Ficha Limpa seria confirmada - ou não - com o tal julgamento, que foi suspenso pelo STF. Também havia dúvida, por quase uma semana, sobre se a ação seguiria, mesmo com a desistência do candidato, para termos a confirmação ou não da validade da Ficha Limpa. Foi arquivada e só voltam a discutir o assunto se alguém com outra ação.
Grande justiça, a nossa. Não é só a educação, a saúde, a segurança que estão falidos neste nosso país. A Justiça também parece ir pelo mesmo caminho.
Mas o pior dessa bagunça toda é a desfaçatez do candidato Roriz, que desistiu e colocou no seu lugar a esposa, para concorrer ao governo do Distrito Federal. Esclarecendo, com todas as letras, que se ela for eleita, quem governará é ele. E ninguém faz nada a respeito.
Será porque o caso do presidente Lula e a candidata Dilma seja a mesma coisa, então não mexem com o primeiro para não cutucar o segundo? Sim, porque o "seu" Lula "preparou" a sua candidata e está fazendo de tudo para colocá-la no poder, porque assim ele continua com as rédeas, até poder se eleger de novo e voltar a sei o "reizinho do Brasil", sem intermediários.
Nós, eleitores, é que devemos fazer valer a Ficha Limpa, na hora de votar, escolhendo bem os candidatos, verificando suas fichas e votando só naqueles que tiverem uma ficha decente. Estamos tendo uma ótima oportunidade, nessas eleições, de refugar tudo quanto é ficha suja que conseguiu se candidatar, apesar da nova lei. Nós temos nas mãos o poder de não eleger os corruptos de plantão que querem continuar se locupletando às custas do suor do trabalho do cidadão brasileiro. Vamos exercer esse direito.