Instituto de língua portuguesa. Por quê?

Jornal O Norte
10/12/2009 às 09:11.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:19

Jeny Canela Perosso


Pedagoga – Pós-graduada em Pedagogia

Como membro da Academia Feminina de Letras de Montes Claros e na minha salutar mania de cuidar, nos limites das minhas condições e  possibilidades, das questões da Lingua Portuguesa, ousei sugerir à nobre instituição, a criação e oficialização de um Instituto de Língua Portuguesa. E o fiz movida não apenas pela paixão, mas também pela razão consciente do tamanho da responsabilidade que uma iniciativa dessa envergadura  exige de quem sonha e de quem ousa efetiva-la. O fiz também consciente de que seria uma otima opotunidade de a Academia firmar-se no seio social em uma de suas características mais legitima de espaço de valorização das letras, bem como na capacidade que tem de deflagrar as parcerias necessárias a efetivação de um projeto tão audacioso quanto oportuno e importante.  E sem as quais fica muito dificil de ser concretizado.

Uma das motivações maiores para a ousadia do sonho do empreendimento refere-se, além da paixão intrínseca  pelas letras, comum aos membros da Academia, ao fato de que um Instituto de Lingua Portuguesa poderia atender a grande demanda historicamente consolidada em torno dessa área do conhecimento e instrumento de comunicação que se arrasta também em função dos poucos espaços legitimamente oficializados para a finalidade precipua de favorecer discussões, socialização e estudo das mesmas como pode constituir-se o Instituto.

Percebe-se, nesse sentido, que a medida justifica-se também pelo fato de favorecer uma valorização maior da lingua portuguesa e oportunizar, a estudantes, profissionais e a todos que admiram e gostam da mesma e defendem a necessidade de melhor  trato das questões linguisticas, um espaço a mais e com caracteristicas especificas, para superação de duvidas tão comuns e que justificam a beleza e a deliciosa complexidade que envolvem a nossa lingua portuguesa.

Propõe o Instituto, numa primeiríssima instancia, o trabalho mais incisivo no sentido de seduzir para os prazeres que podem advir da  leitura e da escrita e dar ênfase a necessidade de se criar e adquirir o habito de ler e de escrever diariamente. Isso para que as pessoas adquiram a consciencia da necessidade de serem protagonistas da construção do proprio conhecimento também em relação a Lingua Portuguesa. Este pode ser o desafio maior do Instituto que poderia ter a intitulação definida pela comunidade, conforme assentimento buscado em concenso no interior da Academia que tem a frente a experiencia e os conhecimentos maravilhosos da mestra e escritora Yvone Silveira e da escritora e advogada Glorinha Mameluque.

Uma outra proposta refere-se a questão das novas normas ortograficas que podem ser trabalhadas concomitantemente a produção de textos para que sejam devidamente identificadas e questionadas quanto as novas mudanças.

Caso se concretize, o Instituto pode constituir-se também numa chave para instigar a criação de novos e promissores espaços de valorização e de priorização da Nossa Lingua Portuguesa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por