Logotipo O Norte
Domingo,12 de Janeiro

Insigne benfeitora, 50 anos de Montes Claros

Jornal O Norte
Publicado em 18/04/2008 às 10:16.Atualizado em 15/11/2021 às 07:30.

Sarah Pará


Cigana



Dia 30 de abril encerram-se as comemorações do centenário do Colégio Imaculada Conceição, com o Baile da saudade, no Automóvel Clube, encontro para os ex-alunos, familiares e professores. Montes Claros foi a primeira cidade do Brasil a receber a Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria de Berlaar, vinda da Bélgica. Muitos nomes ilustres de senhoras e damas de Montes Claros e da região estudaram e cresceram no Imaculada.



No final da década de 1970, o colégio passou a ser misto. Até então, somente meninas estudavam no Imaculada Conceição. Não dá para declinar o nome de todas as irmãs que já passaram e deram sua contribuição para o engrandecimento do CIC. Para não cometer injustiça com as irmãs que hoje fazem parte da nova estrutura do colégio, as homenageamos em nome da doce Clarice Ribeiro Montes – nome religioso Irmã Rosita.



Filha de uma família bem sucedida, estudou piano e tornou-se exímia pianista. Ela veio ainda adolescente para Montes Claros, saiu de sua terra natal, Araguari, para o sertão do Norte de Minas há 50 anos. Araguari fica no Triângulo Mineiro, região de maior desenvolvimento comercial e industrial do estado. Possui  diversas cachoeiras naturais, grutas, áreas da fauna e flora e reservas intactas de beleza exuberante, além do complexo de hidrelétricas que forma lagos propícios para prática de esportes náuticos e pesca. A cidade orgulha-se de possuir no perímetro urbano, em grande extensão de área verde, o Bosque Municipal John Kennedy, conhecido por sua beleza e riqueza vegetal. 



A jovem freira, acompanhada pela Madre superiora, chegou em Montes Claros de avião, veio para morar no Colégio Imaculada, que tinha nos seus arredores grandes fazendas, onde hoje é a elegante  Avenida Coronel Prates. Tia Rosita conta com muito humor sobre aquela área de pastos e vacas soltas pela redondeza. Que a terra era bem vermelha, e a água salobra - “Naquela época não havia água mineral em garrafa” - e que ela estranhou muito. Com orgulho na fala e no olhar, ela destaca: “Montes Claros tornou-se grande referência política e um celeiro de importantes nomes na arte e na cultura.”



Irmã Rosita considera-se cidadã montes-clarense. A câmara municipal de Montes Claros aprovou, por unanimidade, a resolução número 7, de 26 de fevereiro de 2008, o título de Insigne Benfeitora para a educadora Irmã Rosita, de autoria da vereadora Fátima Macedo. O que traduz o reconhecimento do legislativo pelos relevantes serviços prestados ao município. A entrega do título será no dia 25 de abril, no plenário da câmara. 



O berço do Imaculada dá aos filhos e filhas dos montes-clarenses e das famílias da região uma base religiosa fundamental para a boa formação do caráter, da cultura e do respeito ao próximo. Esta é uma base que nunca sai de moda! Parabéns à câmara municipal pela iniciativa.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por