Resumo do discurso pronunciado AARTED – Associação de artistas e técnicos em espetáculos de diversão do Norte de Minas, Betto Rey, na 8° Mostra de teatro de Montes Claros.
Foram homenageados: 1. Marcos Guimarães; 2. Mestre Batista; 3. João Jorge; 3. Terezinha Narciso; 5. Eduardo Brasil; 6. Reginauro Silva; 7. Dejanira de Jesus; 8. Amelina Chaves; 9. Mirian Valderez; 10. Raimundo Mendes; 11. Arthur Júnior; 12. Dulce Veloso.
O orador disse que homenagear os artistas é homenagear a ele mesmo, porque pertence ao mesmo grupamento humano, com a missão de promover a expansão cultural.
Com exceção de Ray Mendes, Amelina, João Jorge e Reginauro, os demais foram constituídos por Deus para dirigir e ensinar, clareando com suas qualidades e conhecimento os aprendizes das artes cênicas.
Amelina contribui com a nossa dramaturgia com a peça teatral Mais uma Maria e com o seu livro Andarilho do São Francisco, que esta sendo adaptado pala Companhia dos sonhos, dirigida por Solange Sarmento e já tem estreia marcada para setembro.
João Jorge é incentivador, mas também ator e declamador.
Reginauro é culto até o nome, que vem do latim e significa rei (rex) de ouro (auro). Citou, ou melhor, nomeou 14 peças de teatro escritas pelo jornalista, inclusive o texto Seu marido sabe que você tem outro homem, cartaz nacional com o ator Jackson Antunes, antes de ir para a rede Globo. O orador disse que, a melhor maneira de homenagear o teatrólogo é encenar seus textos dramatúrgicos.
Relembrar a atuação de Reginauro e Eduardo Brasil junto ao prefeito Antônio Lafetá Rebello, para a construção do Centro Cultural, convencendo-o da necessidade de se construir um palco e não um simples auditório.
Ser artista é isso; é ser agente transformador.
Conclui afirmando que a homenagem é merecida, porque esses artistas não se omitiram em meio às dificuldades e incertezas. E se hoje uma multidão de pessoas aparece na Mostra de teatro é porque a semente das artes cênicas foi bem plantada na mente do povo.
Conclamou os artistas para a montagem de um teatro de rua, sugerido pelo secretário municipal de Cultura, Ildeu Braúna.