Grandes nomes da indústria mineira

Jornal O Norte
Publicado em 09/06/2006 às 10:11.Atualizado em 15/11/2021 às 08:37.

Stefan Salej *



O dia 25 de maio é o Dia da Indústria. Gostaria de, nesta data, destacar números que representassem o sucesso das empresas mineiras, o desempenho da economia e a importância do nosso Estado no cenário nacional. Mas para quê? Isso eu tive o privilégio de apresentar por todos os sete anos que estive à frente da FIEMG - a entidade que tem a honra de falar em nome dos industriais mineiros. E também, e principalmente, porque a comemoração deste ano traz uma razão maior a se festejar: a vitória do bem. Dos homens de boa-vontade. É o ano que destacou o empresário Olavo Machado como“Industrial do Ano. Prêmio mais do que justo. Aliás, nem deveria ser“chamado de prêmio, mas sim de reconhecimento.



É quando todo o mercado resolve, por unanimidade, considerar  a vitória da competência, do trabalho árduo, do dirigente incansável que fez de sua empresa o palco de uma luta contra a ação esmagadora das multinacionais, contra as altas do cobre e de matérias-primas cada dia mais taxadas e caras, graças aos altíssimos impostos, juros e tantas barreiras comerciais que temos que superar dia após dia.



Olavo nunca esteve à frente apenas de empresa familiar. Ao contrário, fez com que uma família empreendedora chegasse ao topo do mercado sem jamais ter usado o berço como a razão do sucesso, mas, antes de tudo, a capacidade de trabalho, de arregaçar as mangas e viver no chão da fábrica a cada dificuldade que surgia. Foi lá, neste chão, que ele juntou seu suor ao de outros tantos colaboradores e ali aprendeu a importância tanto da produção quanto das ações sociais. Que um contracheque jamais substitui uma porta aberta para ouvir sua equipe. E apoiar sempre sua iniciativas Aprendeu e ensinou a todos os seus companheiros de FIEMG a diferença entre empregado e colaborador, a diferença entre ocupar um cargo de destaque de se beneficiar de um cargo de destaque.



Sendo filho de peixe - também sabe nadar e conhece o mar -, Olavo não confiou apenas na genética para criar mais uma geração de empreendedores e tratou de formar seu filho na Escola Técnica de Formação Gerencial do Sebrae, o que me causou um orgulho pessoal, já que esta foi uma das minhas principais ações quando presidi o Sebrae e fui buscar no modelo austríaco as bases para criar a ETFG, hoje considerada um dos maiores sucessos na área de educação no Brasil. Sinto-me honrado com isso. Mas sinto-me ainda mais honrado em poder falar“do amigo Olavo, do empresário e do Industrial do Ano. Para o amigo fica um abraço, para o empresário a certeza de que muito ainda há que se lutar para podermos gerar mais empregos, melhores salários, impostos justos e levar o produto mineiro para mais e mais lugares do País e do mundo. Para o Industrial do Ano fica uma homenagem ao talento e à capacidade de lutar por uma Minas melhor, de maneira muitas vezes solitária e solidária. Para todos os homenageados, a certeza de que todos são Olavos na fibra, na garra e na determinação de fazer a Minas Gerais que todos queremos. Fernando Henrique Cardoso diz, no seu livro A Arte da Política:  Enfim, há algumas nuvens no horizonte Não digo isso de público, mas acho que há. Existe sim, presidente. Mas é uma nuvem boa chamada Olavo Machado, que traz os ventos do sucesso, que vira a chuva que faz a terra brotar. E eu, que bom, posso dizer isso de público ao meu amigo Industrial de 2006.



* Empresário, professor universitário, ex-presidente do Sebrae e da Fiemg

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por