Governo age para melhorar qualidade da água

Jornal O Norte
14/07/2005 às 18:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:48

O inquérito das águas, estudo pioneiro no Brasil desenvolvido pela SES - secretaria de estado de Saúde para analisar os aspectos físicos e químicos da água consumida pela população urbana mineira foi um dos temas, na semana passada, do Encontro sobre ações para vigilância da qualidade da água para consumo humano.

Representantes de municípios com mais de 100 mil habitantes, das Dads - Diretorias de ações descentralizadas de saúde e do MS - ministério da Saúde discutiram formas de garantir uma água de qualidade à população.

Também foi discutido o decreto 5.440/05, que obriga as empresas fornecedoras a divulgarem o resultado da qualidade da água à população. Segundo a diretora de Vigilância ambiental da superintendência de epidemiologia da SES, Cristiana Miranda, a nova legislação entra em vigor a partir do próximo ano.

O decreto estabelece definições e procedimentos sobre o controle da qualidade da água de sistemas de abastecimento, além de instituir mecanismos e instrumentos para a divulgação, pelas empresas fornecedoras, de informações ao consumidor.

Representantes das Dads fizeram exposições mostrando experiências em relação ao monitoramento da qualidade da água nas regionais.

- O encontro tem grande importância para reforçar a qualidade da água servida aos moradores, sem contaminantes químicos e biológicos. A vigilância da água é garantia de saúde da população - disse Cristiana Miranda.

INQUÉRITO DAS ÁGUAS

O projeto Inquérito das Águas tem como objetivo retratar a situação dos sistemas de abastecimento de água das áreas urbanas nos municípios mineiros. Segundo o Censo realizado em 2000, 80% da população em Minas Gerais residem nos centros urbanos, por isso a escolha.

Segundo Cristiana, os resultados obtidos servirão como base para adoção de medidas cabíveis junto ao gestor municipal e responsável pelo abastecimento. Ela lembra que este projeto está em consonância com os programas do governo de Minas, principalmente o Viva Vida.

META

A meta é terminar o inquérito até setembro desde ano. Cerca de 100 profissionais estão envolvidos no trabalho e já foram instalados laboratórios em duas Dads. Os números inicialmente não são favoráveis. Segundo Cristiana, dos pilotos feitos, aproximadamente 25% da água dos municípios não estavam em conformidade com os padrões estabelecidos por meio da portaria 518/04, do MS.

Será preenchido um formulário de cadastro junto ao responsável pelo sistema de distribuição, no momento da coleta. O cadastro será inserido ou atualizado no Sisagua - Sistema de informações da qualidade da água para consumo humano.

Quando alguma amostra estiver fora dos padrões estabelecidos pela portaria nº 518/04, do MS, será coletada nova amostra a ser enviada para a Funed ou laboratório pertencente a Dads. Os dados coletados deverão ser consolidados e encaminhados a SES/MG para elaboração e divulgação do relatório final.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por