Geografia: o estudo do meio ambiente e da relação do homem com o planeta

Jornal O Norte
07/11/2005 às 09:54.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:54

José do Espírito Santo *

A Geografia é uma ciência que estuda as características da superfície terrestre e interpreta a relação dos fenômenos físicos com as atividades do ser humano sobre a terra; uma área abrangente e mais atual do que nunca.

As alterações climáticas, os impactos ambientais causados pela poluição e pela degradação da natureza, os fenômenos naturais que devastam países, o crescimento desenfreado das cidades, as ações de proteção ao meio ambiente e a busca por novas formas de ocupação do espaço são alguns dos campos de estudo do profissional de Geografia.

Como professor ou pesquisador, depois de quatro anos de curso, o formando nesta área pode desenvolver atividades diversas. Segundo Ana Ivânia Alves Fonseca, coordenadora do curso da Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas, em Montes Claros, o profissional de Geografia analisa como o homem vive, usa e substitui o ambiente natural por ambientes humanizados; ele descreve a integração ecológica dos agrupamentos de seres vivos; interpreta fotografias aéreas e imagens de satélites.

- Cabe a esse profissional estudar o relevo, o clima, o solo, a vegetação e a hidrografia do planeta, que estão em total desequilíbrio nos últimos tempos. Um trabalho que contribui com a evolução da estatística e da engenharia no planejamento urbano e na construção de rodovias; também apresenta ações de desenvolvimento sustentável, de combate ao desmatamento e à exploração mineral - explica Ivânia Fonseca.

Na faculdade, o futuro geógrafo aprende a usar instrumentos de coleta e organização de dados, principalmente cartográficos, como mapas e plantas; planejamento urbano; criação de projetos de preservação ambiental; investigação estatística, social e econômica da população; além de estudar gestão ambiental e gerenciamento do sistema de transportes, entre outras disciplinas.

O primeiro curso criado na cidade foi o da Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros –, em 1966.  Depois, vieram os cursos das faculdades particulares, entre eles, o da Funorte, aberto no ano passado. A instituição também oferece a graduação em Geografia nos municípios de Pirapora, Janaúba e Januária.

GEOGRAFIA E TECNOLOGIA

Como todos os campos do conhecimento, a Geografia também se beneficiou com os avanços da tecnologia. Hoje, um dos instrumentos mais importantes utilizados pelos profissionais da área é o geoprocessamento - um sistema informatizado de dados geogerenciados, ou seja, um programa de computador que permite o uso de informações cartográficas (mapas e plantas) e informações que podem ser associadas às coordenadas desses mapas e plantas. A partir deste sistema, é possível identificar e ver com perfeição qualquer lugar do planeta, pela tela do computador – desde a casa de alguém até uma área de proteção ambiental que está sendo ameaçada pelo fogo, por exemplo.

* Estudante do 4° período de Geografia da Funorte

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por