Fraude bancária: Falha no sistema de segurança

Jornal O Norte
Publicado em 31/03/2008 às 10:54.Atualizado em 15/11/2021 às 07:29.

Por Elizângela Nunes



Os bancos realizam centenas de operações todos os dias, expressando assim a possibilidade de aconteceram erros e falhas nas suas transações, as quais muitas vezes acabam por gerar prejuízos e danos aos seus clientes e a terceiros.



Foi o que aconteceu com a funcionária publica estadual Dorislene Gonçalves de Souza que, de acordo com informações prestadas por ela e documentações, seu pagamento era depositado em conta do banco Itaú. Por decisão do governo, a partir de novembro de 2007 todos os servidores passariam a receber em agências do Banco do Brasil. Todavia, todo o procedimento foi realizado sem que a mesma fosse contatada para comparecer à agência. Sendo assim, não assinou nenhum documento, não recebeu cartão ou qualquer outra comprovação de conta na referida agência.



Como tinha planos com os salários, juntamente com o décimo terceiro, deixou acumular os valores para retirá-los no mês de fevereiro. No referido mês procurou a agência para receber os seus salários. Grande foi a sua indignação ao perceber que os valores haviam sido desviados. Todo o dinheiro simplesmente desapareceu...  Foram feitos quatro saques indevidos, totalizando mais de dois mil reais.



Agora ela se encontra em situação complicada, impedida de realizar qualquer tipo de movimentação, inclusive fazer retirada salarial, situação que tem lhe causado desgaste, prejuízo e muito constrangimento. Orientada por funcionários, abriu então a sua conta no Banco do Brasil. Imediatamente registrou a ocorrência mas, sem muita informação, pede auxílio na resolução desse caso, a fim de saber quais são seus direitos, quais as providências cabíveis.



Agora Dorislene  pergunta:



1- Como irei ressarcir o prejuízo?



2- Qual é a responsabilidade do banco em relação a essa falha no sistema de segurança e à falta de respeito com o consumidor?



3- Quanto ao prazo, demora?



Estas o outras perguntas, dúvidas e reclamações serão respondidas pela advogada Marilda Marlei Barbosa Xavier, coordenadora do curso de Direito da Funorte, e a advogada Tatiana Antunes, também professora da instituição, nesse trabalho de esclarecer os consumidores sobre seus direitos e alertá-los a respeito de abusos praticados no mercado de relações de consumo com bancos.



Esperamos oferecer a você instrução para não ser enganado, pois acreditamos que o consumidor consciente de seus direitos poderá mudar as condutas lesivas das instituições financeiras.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por