FAROL - O riso faz bem a você

Jornal O Norte
29/09/2005 às 10:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:52

Daura Carvalho


Colaboração para O Norte

Muito se tem falado dos benefícios do riso. Ele é a expressão viva do que a alma carrega em si. E, é claro, existe uma variedade de tipos de riso. O que está por trás do riso, qual a intenção do riso. Isto é o que realmente conta. Se alguém está rindo da desgraça do outro, isto não tem a menor graça e ao invés de felicidade ele está expressando um estado de ressentimento, de amargura, o que só faz piorar seu estado interno.

Mas em vez de riso, vamos falar do sorriso, da expressão do verdadeiro estado de felicidade e harmonia da alma.

O sorriso que brota de um saudável senso de humor pode ser percebido com facilidade e pode propiciar incríveis resultados.O sorriso é uma ponte que liga você aos outros e sedimenta a confiança. Os relacionamentos melhoram e o sorriso também faz bem à aparência. Melhor olhar para um rosto que expressa felicidade do que alguém carrancudo.

O sorriso espontâneo e suave revela uma atitude mental e psicológica positiva da pessoa. E aquilo que acontece na mente também se manifesta no físico.

A atitude de sorrir abre as portas para o sucesso efetivo. Você pode conseguir melhores resultados no trabalho, em casa, nos relacionamentos, uma vez que o sorriso é uma excelente ferramenta para derreter o gelo, comunicar apreço, aceitação, simpatia.

Hoje em dia, quando as filas para se conseguir emprego são enormes uma boa dica para quem seleciona candidatos seria o sorriso. Se uma empresa está oferecendo, por exemplo, 100 vagas, e aparecem três - quatro mil candidatos.

Para avaliar tanta gente os entrevistadores poderiam, por exemplo, eliminar aqueles candidatos que sorrissem menos de cinco vezes durante a entrevista. Pode parecer diferente, mas com certeza, as pessoas mais sorridentes, são mais leves, têm menos problemas e maiores probabilidades de serem profissionais mais ajustados.

Dizem os entendidos que uma boa risada aumenta a capacidade de respirar que por sua vez exercita e fortalece os músculos da respiração; estimula o coração e põe mais oxigênio na corrente sanguínea. Diminui a pressão arterial; estimula a vivacidade do indivíduo; melhora a coordenação motora e aumenta os níveis de beta endorfina, substância química produzida pelo corpo que, entre outras coisas, atua como um tranqüilizante natural e produz um delicioso senso de relaxamento, aumentando um bem-estar geral.

Estudos demonstram que as endorfinas estimuladas pelo riso aumentam a atividade das células guardiãs do corpo e outras atividades imunológicas que resguardam o organismo contra as infecções.

À medida que as pessoas envelhecem há uma tendência de sorrir cada vez menos. Se uma criança ri em média de 400 vezes ao dia, um adulto ri só cerca de 15 vezes diárias. O riso e o sorriso são frutos da inocência, da despreocupação, da felicidade. E quando perdemos esta capacidade alguma coisa dentro de nós também se perdeu.

Tem uma relação direta entre a expressão do sorriso e o contato que a pessoa tem com ela mesma. O sorriso é a expressão de autoconfiança, de harmonia, de bem-estar interno, de equilíbrio. O sorriso - que é a expressão da alma - está conectado com a introspecção, que é a capacidade que a pessoa tem de olhar para as sua potencialidade, despertar a sua paz, verdade, amor.

Mas será possível experimentar tudo isso quando o mundo a nossa volta está despencando, caindo aos pedaços? E a resposta é - sim. Se quisermos mudar alguma coisa no mundo temos que começar por mudar a nós mesmos. É através da nossa autotransformação que o mundo se transformará. A meditação nos conecta conosco mesmos e nos liga a Deus. Está faltando Deus na vida das pessoas. A meditação é a técnica para resgatar a paz, a felicidade, o amor.

Pratique meditação. Informações: 3224-5454O RISO FAZ BEM A VOCÊ

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por