FAROL - Como trazer significado verdadeiro à minha vida?

Jornal O Norte
Publicado em 20/09/2005 às 10:40.Atualizado em 15/11/2021 às 08:51.

Daura Carvalho


Colaboração para O Norte



Você já parou para pensar qual é o seu papel no mundo hoje? Qual é a contribuição que você pode dar para a humanidade, para o planeta?



Sentar diante da televisão, ser um crítico de poltrona, com certeza, não é a solução. Os comentários sobre a fúria da natureza, sobre terrorismo, atentados, violência, corrupção só fazem aumentar a vibração, a energia deste tipo de coisa. Estar alheio a tudo isso também é impossível. Então, qual a saída?



Se me torno um ser humano melhor é tudo o que posso fazer. Eu não posso mudar o pensamento de uma outra pessoa, a sua atitude e nem sua forma de agir. Mas eu posso, com minha atitude, ser um exemplo para muitos. É assim como uma vela que quebra a escuridão de uma sala. Ou mesmo um palito de fósforo ou um holofote. Não importa a intensidade da luz, desde que eu esteja contribuindo para quebrar a escuridão da falta de amor, de tolerância, de compreensão.



As pessoas estão muito carentes. E todo mundo procura lá fora um meio de se preencher. Uns comem demais, outros consomem drogas, outros mudam a aparência, compram de tudo. Mas permanecem vazios porque a carência é espiritual e não pode ser preenchida com nada que é material. São tipos diferentes de energias. É a carência de amor puro, felicidade, verdade, pureza. E tudo o que as pessoas procuram elas já têm dentro de si. Paz, amor, felicidade, verdade são propriedades da alma. Basta mudar a direção do olhar. Em vez de olhar pra fora, aprender a olhar para si. Aprender a se amar, a se respeitar, redescobrir a sua personalidade divina.



Dadi Janki, vice-coordenadora da Brahma Kumaris, fala sobre isso. Veja:



Muitas pessoas no mundo de hoje perderam contato com o significado da vida.



Elas perderam-se da sua própria direção. Elas nem sequer sabem que a vida tem um significado ou um propósito. Ou, se elas sabem, elas não são capazes de articular exatamente que propósito é esse.



Qual é o propósito da minha vida?



Eu comecei a pensar sobre essas perguntas numa idade muito jovem. Contudo, não são muitas as pessoas que se dão o tempo de sentar e refletir sobre tais assuntos hoje em dia.



Se eles o fizessem, eles encontrariam respostas. Respostas que o guiariam ao seu potencial mais elevado. Eles encontrariam o seu próprio propósito.



Uma vez a mim foi pedido para falar sobre o assunto do futuro. Na minha palestra eu expliquei que existem três tipos de pessoas neste mundo.



A maioria é daqueles que se preocupam sobre tudo, sobre a explosão populacional, sobre crime, drogas e assim por diante. Eles estão sempre se preocupando e eles não param de falar sobre as suas preocupações.



O segundo tipo é daqueles que nunca se preocupam, eles apenas observam as coisas, aproveitam a vida e aquilo é o suficiente. Eles não estão preocupados sobre nada mais.



O terceiro tipo ele verdadeiramente, com honestidade, acredita que eles podem dar uma direção às suas vidas, do mesmo modo que eles também podem, na verdade, ter um impacto na direção da própria história da humanidade. Em outras palavras eles são aqueles que se sentem responsáveis pelo futuro.



Isto é o que realmente significa enfrentar com honestidade a necessidade dos nossos tempos. É a tarefa de Deus transformar o mundo, mas como é que Ele faz isso? Ele faz com que a transformação aconteça através dos atos e ações nobres dos seres humanos. Portanto agora não é o momento de ser descuidado com a nossa meta de vida. É o momento de aceitar a nossa responsabilidade em relação ao mundo, com verdade. Agora é o momento de pensar no mundo. Nós temos que fazer alguma coisa pelo mundo. Para isso, eu preciso começar a ver o que é que eu posso fazer. Cada um deveria fazer isso, e compartilhar as suas experiências com os outros. Compartilhar o que é que você foi inspirado a fazer. Deste modo, cada um de nós está tornando mais fácil para as pessoas pensarem sobre as suas próprias vidas, de acordo com seu propósito mais elevado.”



A meditação leva você de encontro a você mesmo e ao encontro de Deus, o Potencializador das almas humanas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por