Produção: Samuel Nunes
Fotos: Wilson Medeiros
Através do processo licitatório do transporte coletivo urbano, a prefeitura de Montes Claros já recebeu R$ 3 milhões dos R$ 12 milhões a serem pagos pela Alprino e Transmoc. Os recursos, pelo que estabelece o edital, devem ser empregados exclusivamente na melhoria do transporte coletivo, sobretudo através da pavimentação asfáltica.
Entretanto, como a administração municipal tem atrasado o início das obras, em que pese o asfalto ter sido uma das principais reivindicações das comunidades quando da elaboração do orçamento participativo, moradores dos bairros Cidade Industrial, Vila Siom e Santo Antônio promoveram protestos para exigir a aplicação dos recursos na pavimentação de suas vias de acesso.
Para saber a expectativa da população em relação a aplicação desses recursos, O NORTE ouviu 13 pessoas. Apenas um dos entrevistados julga que o dinheiro oriundo das empresas que exploram o transporte coletivo deve ser aplicado na melhoria do atendimento médico/hospitalar. Os demais entrevistados são de opinião que o dinheiro deve privilegiar, principalmente, a pavimentação de ruas nos bairros da cidade.
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
ESCOLAS
- O primeiro investimento deve ser na educação, por meio de reformas nas escolas e também em algum projeto voltado para a cultura. Sobre asfalto, tem que ser para a cidade toda, pois praticamente em todos os bairros isto se faz necessário.
Rejane Santos, vendedora de consórcios, Bairro Novo Delfino
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
PROJETO
Investimento em infra-estrutura, como por exemplo o asfaltamento de algumas vias públicas. Deveria também desenvolver um projeto para a área central da cidade. As ruas são estreitas, e, desta forma, poderia melhorar o fluxo de veículos.
Rafael Vieira Brito, universitário, Cristo Rei
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
SAÚDE
Deveria investir na saúde. Recentemente me machuquei e me dirigi aos postos de saúde dos bairros Cintra e Antônio Pimenta, não fui atendido até hoje.
Adão Gonçalves Ferreira, guarda noturno, Morrinhos
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
REFORMAS
Melhorias das vias de acesso onde alguns ônibus trafegam, reformas e construção de praças, coberturas em alguns pontos de lotação e também na melhoria do próprio transporte coletivo, que deixa muita a desejar.
Antônio Miranda Pereira Filho, estudante, Esplanada
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
RECAPEAMENTO
Apesar de isto ser responsabilidade das empresas, deveria aumentar o número de ônibus que, pelo tamanho da cidade, é considerado pouco, e ainda melhorar a qualidade de algumas vias de acesso, através do recapeamento asfáltico.
Angélica Ramone Dias Santos, universitária, Morrinhos
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
ASFALTO
A prioridade deveria ser o asfaltamento do Bairro Cidade Industrial, pois o grande problema é que os benefícios só são destinados para os bairros de classe alta e próximos ao centro da cidade. O prefeito tem que olhar para a cidade toda e espero que ele use bem este recurso.
Luiz Cláudio Conceição, auxiliar de viagem, Jardim Alvorada
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
PAVIMENTAÇÃO
Como estudante, entendo que o prefeito deveria aproveitar o momento e aprovar o meio passe do estudante. Agora, com relação à pergunta, acho que ele deveria investir em pavimentação asfáltica.
Daiana Oliveira Rodrigues, estudante, Major Prates
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
INFRA-ESTRUTURA
Na minha opinião, o importante seria o investimento em asfalto. Em muitos bairros, o que se vê é somente poeira. A necessidade de infra-estrutura é muito grande. Com relação à licitação, a prefeitura deu passo equivocado.
Luiz Ademar Pedro, professor, Funcionários
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
BAIRROS
Este dinheiro deveria ser investido nos bairros Cidades Industrial e Castelo Branco, já que os moradores não suportam mais tanta poeira. O asfalto tem que ser prioridade nestes bairros e em tantos outros.
Alan Rodrigues da Rocha, vendedor, Castelo Branco
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
EDUCAÇÃO
A prioridade deveria ser o investimento em educação, que está defasada. Isto se dá através da construção de mais escolas municipais. Outro beneficio seria a pavimentação asfáltica. Onde moro, por exemplo, em muitas ruas a poeira predomina.
Tatiane Ferraz Rodrigues, estudante, Ciro dos Anjos
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
INTRANSITÁVEL
Asfalto. É esse o desejo dos moradores do bairro onde moro. A chuva está chegando e, com ela, os nossos problemas: algumas ruas ficam intransitáveis, nem o caminhão do lixo passa.
João dos Reis, mecânico, Nossa Senhora das Graças
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
ESCOLAS
Asfalto em algumas ruas onde a situação é precária. Basta andar para enxergar esta realidade. Deve também construir mais escolas e reformar outras.
Tiago Matos Silva, estudante, Morrinhos
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
BURACOS
Deve investir na revitalização e melhoria de ruas e avenidas, através do asfalto, e, também, tapando os buracos. O dinheiro precisa ser bem aplicado.
Adolfo Gaspar, comerciante e cabeleireiro, São José
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
SUA OPINIÃO
Envie também a sua opinião acessando o formulário online clicando aqui ou escrevendo diretamente para onorte@onorte.net. Os e-mails devidamente assinados são publicados em ONORTE.NET e na edição impressa, que circula diariamente nas bancas dos principais municípios do Norte de Minas.