Empréstimos a aposentados

Jornal O Norte
Publicado em 13/05/2008 às 10:02.Atualizado em 15/11/2021 às 07:32.

Luiz Carlos Amorim


Escritor e editor



Participei do corpo de jurados para selecionar obras a serem publicadas e dentre os vários gêneros que participaram, havia uma obra sobre um ancianato. O autor entrevistou as pessoas que estão lá, para saber porque estão lá, como são tratados naquela casa e porque não estão na própria casa ou na de um filho, um parente. Um bom livro, diga-se de passagem. Chama a atenção da gente, mais uma vez, sobre como tratamos nossos idosos. Mostra que, mesmo aqueles que estão lá, amparados, sofrem terrivelmente de solidão, a maioria deles. Então a gente fica pensando como estarão aqueles idosos sem recursos, que estão à mercê de uma aposentadoria irrisória e um sistema de saúde brasileiro falido.



E falando em aposentadoria, me vem logo à mente os inúmeros “bancos” que oferecem empréstimos facilitados, sem nenhuma exigência, por telefone, aos aposentados. Fico indignado com a desfaçatez dessa nova modalidade de empréstimos, que tantos “bancos” - e cada vez aparecem mais, até os tradicionais estão aderindo - esfregam na cara de nossos idosos, porque o pagamento é garantido: é descontado diretamente da aposentadoria, com o aval do INSS. Não interessa, para quem dá o empréstimo, se vai sobrar pouco ou quase nada do já minguado dinheiro que eles recebem, o importante é que o lucro é certo. Onde estão nossos governantes, que não vêem o engodo que é esse empréstimo?



Já existem até aposentados que tiverem desconto na sua folha de pagamento, mesmo não tendo pedido o empréstimo e sem ter recebido nenhum dinheiro. E não sou eu que estou dizendo. Isso foi amplamente divulgado por todas as mídias.



E fico mais indignado ainda quando vejo pessoas importantes, atores e atrizes, apresentadores de TV consagrados, fazendo propaganda, induzindo as pessoas a fazerem tais empréstimos.



Ouvi alguma coisa no noticiário acerca de movimentos populares reivindicando uma revisão nesse estado de coisas e que o INSS iria estudar a situação, já que muitos aposentados foram lesados por esse Brasil afora.



Mas nada foi feito até agora para que esse abuso para com o aposentado não continue, para que ele não seja mais explorado do que já era até então. Para o nosso presidente, no entanto, apesar da epidemia de dengue, que continua matando, da violência banalizada, dos “cartões” que continuam gastando, do aumento de preços e do desrespeito aos cidadãos brasileiros, está tudo bem.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por