Elas tomaram conta do pedaço - por Ajax Tolentino

Jornal O Norte
Publicado em 13/06/2008 às 16:09.Atualizado em 15/11/2021 às 07:35.

Ajax Tolentino


Escritor e advogado



As motos tomaram conta do mundo. Também, com o preço da gasolina, não há quem possa andar de carro; eles ficam reservados só para os momentos especiais. Elas são perigosas, mas o que fazer? Nos grandes centros, até os mais favorecidos têm que recorrer à moto, que é prática, melhor para driblar os grandes congestionamentos. E mais, para chegar num local com rapidez só com uma delas, pois táxi é caro e de ônibus tem que esperar. Deste modo, quando se está com pressa tem-se que recorrer a um mototáxi e pedir ajuda a Deus. Mas se quiser acalmar o mototaxista na hora de pegar, é só perguntar se para ir devagar é mais caro. Isto para quebrar o gelo, e aí normalmente ele sai mais devagar.



Elas estão tomando conta do Brasil, das cidades, pois foram vendidas no país em 2006 quase 1,3 milhão de motos, e a previsão para este ano é chegar perto de 1,45 milhão, pelo aumento das necessidades e da popularização delas. Apesar do medo, estão sendo aceitas; o povo está acostumando a andar nelas, tanto em motos próprias, como em mototáxis, apesar dos desastres. Mesmo tendo em consideração que elas são quase sem defesa, não têm cintos de segurança, mal, mal o capacete;  mas, aos poucos, estão invadindo as ruas. Diferentemente dos carros, que têm mais segurança.



Mas o uso delas não é somente por aventura e liberdade, é muito mais por necessidade.  Com os preços da gasolina disparando, e elas podendo rodar até 40 quilômetros com 1 litro de gasolina, é uma alternativa aos carros beberrões. E em cidades de trânsito lento como São Paulo, as motos ajudam muito na entrega de cargas de pequeno porte. Há as modernas motos por aí, operando, embora uma minoria, usando por ostentação, pessoas de maior poder aquisitivo, para momentos especiais.



Motos são veículos motorizados para transportar um ou dois passageiros. Geralmente, uma moto tem apenas duas rodas, mas qualquer veículo com menos de quatro rodas; que anda em contato com o chão, é considerado moto.  Os exércitos europeus e americanos fizeram muito uso das motos, tanto que na segunda guerra a produção de motos era quase exclusivamente para os exércitos. Atualmente, as motos mais populares são de quatro cilindros, que funcionam mais suavemente e em rotações mais altas do que as de dois cilindros. Estas são encontrados nos ciclo motores, que oferecem o baixo consumo de 40 km/l, mas alcançam velocidade máxima dos uns 50 km hora. As motos são dirigidas por pilotos que necessitam de carteira especial, enquanto que para o carro há a necessita de motoristas com carteira também especial.



Elas estão tomando conta, é só parar num sinal, e em uns segundos vão chegando devagarzinho, em volta do carro. Logo, de mansinho, chegam a umas vinte, posicionando por todos os lados. E ao abrir o sinal, ter-se-á que ter cautela, pois elas estão também à frente. De outra forma, se você é pedestre cuidado... Tenha prudência, elas vêm de todas as partes. Entendeu Preta! Isto para não correr o risco de ser atropelado.



Assim, ao atravessar uma rua, ou pararmos de carro em um semáforo, quando menos assustamos...

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por