Dos leitores: A falta de ética e moral nas informações da mídia

Jornal O Norte
29/08/2008 às 09:34.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:42

- Não sou eleitora em Montes Claros, tampouco resido aí e muito menos aliada à política partidarista alguma, sou apenas uma cidadã comum; entretanto, sirvo-me do espaço deste jornal que considero de grande repercussão na região para manifestar o meu repúdio à reportagem do jornal O Tempo em relação à desmoralização de um cidadão chamado Ruy Muniz. O citado jornal extrapolou os limites da respeitabilidade, da razoabilidade que devem pautar uma notícia qualquer, veiculada por um órgão da imprensa. Antes de tudo, é preciso analisar os preceitos éticos e morais e acima de tudo imparciais daquilo que se noticia ao leitor.

Não venho aqui entrar no mérito das questões de culpabilidades, veracidades ou inveracidades, envolvidos ou não envolvidos nos fatos. O que me fez ficar indignada é a forma vil e desumana de desmoralização desmedida contra um cidadão. Não importa se esse cidadão é rico, pobre, famoso, talentoso ou um João Ninguém..., mas as pessoas independentemente do seu status social devem ser preservadas naquilo que elas têm de mais sagrado: a sua idoneidade, a sua condição de ser humano dotado de sensibilidades, a sua dignidade. Se elas erram por um motivo ou por outro, o que é factível em qualquer ser humano, não precisam ser desrespeitadas publicamente, achincalhadas e expostas ao vexame, ao constrangimento e serem julgadas por notícias tendenciosas que aos olhos de um leitor inteligente, sabe muito bem discernir naquela reportagem do jornal O Tempo, uma intenção que não era informar o leitor de um fato, mas de um, eu não diria sutil, mas explícito rebaixamento moral de um cidadão, uma explícita retaliação por algum fator que o jornal deve ter contra o protagonista da reportagem, o senhor Ruy Muniz.

Os órgãos da imprensa precisam medir as conseqüências daquilo que eles veiculam como notícias. Neste ponto eu não me refiro a uma conseqüência judicial, financeira, mas eu me refiro às conseqüências psicológicas que sofre uma pessoa destroçada e aviltada nos seus direitos humanos.

Reitero que meu objetivo aqui neste espaço é apenas expressar o meu inconformismo com tantos órgãos da imprensa que ultrapassam muitas vezes as fronteiras da informação e esmagam as pessoas como se elas fossem coisas.

TÂNIA MARIA SILVA E SILVA


CPF 50604279604


e-mail: tmaria@uai.com.br




(*) Publique também seus comentários sobre nossas reportagens acessando nosso formulário online ou enviando diretamente para o e-mail onorte@onorte.net. Somente serão publicados e-mails com identificação completa de seus autores.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por