Cursos & Profissões: História: um novo rumo para o conhecimento

Jornal O Norte
07/10/2005 às 10:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:52






Jonas Botelho Pereira

O curso de História é oferecido em 60% das faculdades e universidades do estado e em quatro instituições do Norte de Minas. O curso é autorizado pelo Ministério da Educação e licencia o profissional a atuar na área de ensino, lecionando ou como historiador, fazendo pesquisas em museus e arquivos.




De acordo com o coordenador do curso de História da Funorte (Faculdades Unidas do Norte de Minas), César Henrique, “a faculdade prioriza a qualidade do ensino, e por isso, conta com uma excelente equipe de professores - todos são mestres ou doutorandos. E o curso também conta com a pós-doutoranda Simone Narciso Lessa”.




A História antes e depois da ditadura




Após o regime militar (1964/1985) e com a volta da democracia ao país, o ensino da História passou por uma nova etapa. Houve uma reestruturação do conteúdo nas universidades e colégios em geral. Durante a ditadura, os direitos básicos do cidadão foram suspensos, documentos e livros queimados, pessoas contrárias ao regime eram perseguidas e presas, e todo o conteúdo didático passava por uma avaliação prévia dos órgãos de censura do governo.




Hoje em dia, existem projetos e programas que ajudam o profissional a se manter atualizado. Com o avanço dos meios de comunicação de massa, o ensino da História, de certa forma, se popularizou. Um exemplo são as revistas especializadas, canais de televisão a cabo, sites na internet que trazem para o nosso cotidiano a interpretação dos grandes acontecimentos - fatos do passado e também do presente, que fizeram e fazem a história da humanidade.




A essência da História está no exercício da cidadania

 

Marc Bloch, um dos fundadores da nova historiografia francesa e principal renovadora da ciência histórica no século XX, afirmava: "Não se pode negar que uma ciência nos parecerá sempre ter algo de incompleto se não nos ajudar, cedo ou tarde, a viver melhor. Em particular, como não experimentar com mais intensidade esse sentimento em relação à História, ainda mais claramente predestinada, acredita-se, a trabalhar em benefício do homem na medida em que tem o próprio homem e seus atos como material".

Sob este ponto de vista, a proposta geral do curso de História deve ser a de atuar, de maneira eficaz, no desenvolvimento regional e nacional, no sentido político, social e humano, cujo veículo é a educação. Isto significa buscar uma forma de atuação na comunidade, através da implementação de projetos de ensino e pesquisa, capazes de levar ao crescimento individual e à intervenção do indivíduo na sociedade, de maneira a transformá-la positivamente, criando melhores oportunidades de trabalho, relacionamentos sociais e de interação com o meio ambiente. Em outras palavras, a História, enquanto ciência, e por meio da educação, deve fornecer uma importante parcela de contribuição para a superação dos problemas sociais que atingem o país, especialmente as regiões mais carentes

Este texto faz parte da página produzida pelos acadêmicos do curso de Jornalismo do CRECIH/Funorte - Editores: Ana Gabriela Ribeiro e Elpidio Rocha - Coordenador do curso: Aílton Rocha - Coordenadora de produção: Tatiana Murta





Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por