Logotipo O Norte
Quarta-Feira,10 de Setembro

Curando as feridas da alma - Rev. Carlos Alberto Cavalcante

Jornal O Norte
Publicado em 09/07/2011 às 11:30.Atualizado em 15/11/2021 às 17:31.

A Palavra do Senhor é perfeita



Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração. (Salmo 119.1-2).



O Salmo mais longo trás um enfoque especial sobre a importância e a excelência da Palavra da Deus para o homem. Esta semana eu desafio você a ler os 176 versos do Salmo 119. Reserve meia hora do seu precioso tempo e faça esta leitura, use algum tipo de caneta para destacar as expressões que trazem enfatizam seriamente a excelência da Palavra de Deus em nossas vidas. Se você aceitar este desafio eu posso garantir que serão os trinta minutos mais significados para sua vida, pois eu creio que a Bíblia é suficiente para fomentar todos os nossos anseios e não somente isso, mais ela responde com propriedade todos os questionamentos humanos. Por isso o salmista diz a lei do Senhor é perfeita.






A suficiência das Escrituras



No Salmo 119 temos orientações para todos os homens desde a criança ao idoso, quanto mais nos encharcamos da Palavra de Deus somos levados a ser ainda mais parecido com Jesus por isso nosso coração deseja fazer aquilo que reto o versículo 11, por exemplo, diz: - Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. Isso está em plena concordância com as instruções de Jesus que disse: - Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca (Mateus 12.34).



Querido leitor é preciso olhar para as páginas da Palavra de Deus e descobrir o quanto Deus nos ama e deseja que nos voltemos para ele. Por isso temos a sua Palavra, que é a revelação perfeita tanto de tudo aquilo que Deus criou. A narrativa da criação em Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, narra que a cada etapa da criação, o próprio criador viu que tudo isso era muito bom.






Refletindo um pouco



Agora pare e pense um pouco. Quanto tempo nos perdemos indo de um lugar para outro? Lendo literaturas que mais nos fazem mal do que bem? Assistindo programas que são cultura inútil veja bem meu digníssimo leitor, não podemos generalizar e nem tampouco sistematizar dizer todo homem pode apenas ler a Bíblia e ponto final. É claro que como teólogo e pastor tenho consciência que a sabedoria humana dado pelo próprio Deus nos oferece variadas opções de edificação, de lazer, da musica, de ciência etc. Lembre-se que tudo que Deus fez é perfeito. Mas sabemos também que o pecado original, contaminou todas estas coisas, inclusive a sabedoria humana, haja vista as mentes perversas que têm assolado a humanidade desde os primórdios da história do homem. Por isso devemos nos voltar para aquilo que é agradável e a Palavra de Deus é o caminho para que no momento que conhecemos mais a Deus e sua maravilhosa obra nos tornamos ainda mais parecido com o propósito que ele mesmo estabeleceu em sua Palavra para nós desde o principio que glorificá-lo e gozá-lo para sempre, em outras palavras enquanto estamos cuidando de focar no criador, seremos beneficiados com toda sorte de bênção que Deus preparou para nós.






Não existe atalho para conhecer a Deus



O próprio Jesus Cristo afirmou com exatidão. - Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14.6). Esse texto foi escrito ainda no primeiro século, mas a centenas de anos atrás o profeta Oséias declarou esta mesma verdade em outro tom, dizendo: - Vinde, e tornemos para o Senhor [...] Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor [...] (Oséias 6.1,3). Na mesma tônica o profeta Isaías disse: - Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. (Isaías 55.6). Uma concordância ao longo dos séculos. De fato arranjo da Palavra de Deus é perfeito, pois escritos que datam de mais de 700 anos antes de Cristo se alinham perfeitamente com escritos do primeiro século da era cristã. Paulo em um dos seus embates com os filósofos gregos disse em Atos 17.24-28: - O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. 



Então meu digníssimo leitor o quê ainda estamos esperando, comece hoje mesmo a conhecer o Deus vivo e verdadeiro através da Bíblia e aceite nosso desafio lendo inicialmente o Salmo 119. Deixo finalmente o verso 105: Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz, para meus caminhos. Que Deus o abençoe e tenha uma excelente semana.



* Pastor da Igreja Presbiteriana Cidade Nova

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por