Cônego Adherbal Murta

Jornal O Norte
Publicado em 20/03/2008 às 10:08.Atualizado em 15/11/2021 às 07:28.

Edson Paulino


Ex-aluno do Colégio Comercial São Norberto



Nizan Guanaes, publicitário brasileiro, expert em marketing político, prefaciando o livro A Era do Escândalo, do jornalista Mário Rosa, concluiu o seu belíssimo texto com as seguintes palavras: “celebrar o triunfo revigora o espírito e dá sentido à vida”.



Do livro Eclesiastes do Velho Testamento, no capítulo 3 – versículos de 1 a 15, podemos extrair a seguinte síntese verbal: “debaixo do céu, há momento para tudo e tempo certo para cada coisa”.



Se mesclarmos as palavras do empresário brasileiro com a síntese verbal extraída do livro bíblico, podemos, com certeza, afirmar: “Este é o momento e o tempo certo para celebrarmos o triunfo do cônego Adherbal Murta, pela longa existência de 86 anos de vida fecunda, destinada ao cumprimento da sua verdadeira vocação, o sacerdócio e da infatigável disposição de luta para a construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais humana”.



Movido por sua fé inabalável em Deus e no seu profundo e sincero amor à pessoa humana e na sua disposição constante para a prática do bem, cônego Murta seguiu à risca as premissas prescritas pelo apóstolo Tiago em sua epístola universal, capítulo 2 – versículo 26: “Porque, como o corpo sem o espírito está morto, assim, também, a fé sem obras é morta”. 



Cônego Murta passou a vida inteira professando a sua fé e realizando obras. Além das sacramentais, no cumprimento da missão religiosa, praticou intensas atividades para promover o desenvolvimento do Norte de Minas. Participou ativamente das ações desencadeadas para a criação e instalação da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, nosso maior fator de orgulho e de desenvolvimento regional. Junto com a nossa querida dona Conceição Mendonça, fundou o Colégio Comercial São Norberto, verdadeiro celeiro de centenas de técnicos em contabilidade que com seu trabalho e capacidade de luta participaram do desenvolvimento da nossa região nas últimas quatro décadas, sendo eu próprio um deles.



Mas, há um detalhe a ser destacado em relação à minha pessoa. Sou o produto da justiça e misericórdia brotadas dos corações generosos, transformados por força do poder de Deus e da doutrina cristã, de Cônego Murta e de Dona Conceição Mendonça.



Com 19 anos completos, em 1968, arrimo de família e desempregado, mãe doméstica e pai cego, éramos sete irmãos, tive que contar com o apoio cristão do meu tio Gentil Gomes para pagar minha primeira mensalidade no curso de contabilidade do Colégio São Norberto. A partir daí, o calvário para estudar. Acabei por merecer da parte do Cônego Murta e de Dona Conceição Mendonça, compreensão e muito apoio para conclusão do meu curso. Assim aconteceu. Três anos de estudo, com apenas cinco mensalidades pagas. Além disso tudo, ainda me indicaram para lecionar em Bocaiúva, no Colégio Comercial Venceslau e Milton e, finalmente, em 1971, também, me indicaram para lecionar contabilidade e inglês em Rio Pardo de Minas, onde resido até hoje, depois de passados 36 anos.



Durante esses 36 anos, fui contador, professor, agricultor, secretário de dois prefeitos, vice-prefeito e prefeito por dois mandatos, além de ter me formado em Direito pela Faculdade de Direito de Teófilo Otoni – FADITO, em 1980. Coordenei como chefe do executivo municipal milhares de alunos e participei das ações políticas voltadas para o desenvolvimento norte mineiro, como a própria criação da Unimontes. Tudo isso é fruto das obras do Cônego Murta, verdadeiro prócer da ordem religiosa, cultural, educacional e filosófica do Norte de Minas.



Membro da academia Montes-Clarense de Letras, deixou preciosidades escritas em suas obras destinadas ao crescimento das pessoas.



Sobre os sonhos, escreveu: “Os sonhos são os alicerces das grandes catedrais”; “nunca fuja dos seus sonhos, porque se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir”.



Cônego Murta deixa para gerações futuras um legado cultural e o exemplo de fé e trabalho, somente comparado aos grandes homens deste e do século XX.



Tem, pois, esta merecida homenagem o objetivo de externar ao público norte - mineiro, o meu profundo reconhecimento e minha eterna gratidão por tudo aquilo que fizeram o Cônego Murta e Dona Conceição Mendonça para o meu crescimento como cidadão.


 


CURIOSIDADE CULTURAL



Cônego Murta pertencia à ordem premonstratense. Nome que São Norberto deu ao lugar de seu primeiro recolhimento. Diz-se da Ordem de Cônegos Regulares fundada na França do século XII ou de Frades dessa Ordem. Daí podemos concluir o porquê do nome do colégio que ele fundou, ter recebido o nome de São Norberto. Iluminada inspiração.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por