Dário Cotrim

O Pequizeiro de Minha Rua

19/06/2021 às 00:01.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:12

Um livro de memórias representa para as gerações futuras uma janela aberta para o conhecimento. Á primeira vista, possa indicar manifestações pessoais do autor em busca de confetes e/ou outros tipos de reconhecimento, mas não é verdade. Não é verdade porque o caminho percorrido pelo autor é árduo, dificultoso e acima de tudo entrecortado de outros caminhos e veredas vicinais. 

O confrade José Alves da Silva sabe do que estamos falando quando se propôs a escrever este livro “O Pequizeiro da Minha Rua”. Pois, no livro, com um sentido profundamente didático, o autor fixa, em rápidos traços, o perfil de sua terra e de sua gente. Ao longo de sua escrita, fala-se das tradições – a lenda do boi preto, folia de reis – e dos costumes de antigamente. Vejamos:

“Antigamente, quando uma mulher ganhava menino, de acordo com os costumes da terra e a superstição, era obrigada a ficar oito dias no quarto sem sair, sem tomar banho e sem abrir a janela por causa da claridade e do vento...”

E, assim, o eminente autor José Alves da Silva vai descrevendo detalhes por detalhes, tudo o quanto de bom viveu e conviveu com o seu povo. As lembranças alimentam a sua escrita. Uma escrita de forma correta, simples e totalmente coerente com a sua formação cultural. Pode-se dizer que ele apenas enveredou para o caminho de uma modesta contribuição histórica, nos apresentando o que de mais significativo representou, para a sua aldeia e para a vida de seus filhos eminentes.

Em “Uma vida dedicada à luta e a informação”, o Dr. Luiz Carlos Nunes disse-nos que José Alves da Silva “foi um jovem sonhador em Umbuzeiro, distrito de Lontra, berço de sua chegada a esse mundo”. Aparece, assim, neste livro; acrescido de mais outros capítulos, digno de figurar em qualquer enciclopédia sobre as origens dos municípios.

A cidade de Lontra é aqui retratada na sua vida política, administrativa, cultural e histórica, uma homenagem que o autor procurou prestar àqueles que deram o de melhor de seus sonhos em favor do desenvolvimento de sua querida terra natal. 

“O Pequizeiro da Minha Rua” será um livro eterno para os habitantes de Lontra e alhures. Nota-se bem que o escritor José Alves da Silva promove a história necessária para a memória de toda a região, uma forma carinhosa de cantar e encantar a sua terra e a sua gente.

O Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros saberá divulgar, publicar e valorizar livros dessa natureza. É verdade – vale acentuar – que outros livros virão com este mesmo propósito, entretanto, “O Pequizeiro de Minha Rua” mostrará a juventude de hoje, que há de ver e sentir, que não serão esquecidos jamais os valores do passado.

Uma cidade que se preza em registrar a sua memória, através de um filho ilustre, será sempre uma feliz/cidade. Portanto, este livro é uma simples e sincera homenagem do autor – José Alves da Silva – à sua terra natal. E surge, justamente, no momento mais importante da história de Lontra. Parabéns, confrade José Alves da Silva, pelo seu excelente trabalho de pesquisa sobre a cidade de Lontra/MG. Trabalho este realizado com amor e muito carinho. Infelizmente, o autor deste livro não está mais entre nós, entretanto a sua obra jamais será esquecida!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por