Dário Cotrim

Amelina Chaves

18/06/2023 às 02:13.
Atualizado em 18/06/2023 às 02:13

Quem é Amelina Chaves? Pois bem, Amelina Chaves nasceu na vila do Sapé, quando ali ainda era distrito de Francisco Sá, depois foi Burarama e hoje se chama Capitão Enéas/MG. Lá na vila do Sapé ela frequentou escola primária, tendo a sua genitora como sua professora das primeiras letras. Foi lendo e relendo as obras de Monteiro Lobato que ela decidiu escrever livros. Muitos livros, “livros a mão cheia”, como bem disse o nosso poeta maior: Castro Alves. Portanto, a sua paixão pelos livros, que surgiu ainda quando era uma criança, aconteceu folheando as obras de Monteiro Lobato o incentivo necessário para torna-la uma escritora que era o seu projeto de vida. Atualmente, a autora é membro da Academia Montes-clarense de Letras, da Academia Feminina de Letras de Montes Claros, da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco e de tantas outras entidades afins. Associada do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, quando esteve ocupando a cadeira 47, que tem como patrono o poeta Hermenegildo Chaves, o saudoso Monzeca. Hoje ela é nossa associada emérita. 
Em homenagem ao ilustre escritor Doutor Petrônio Braz, também nosso associado emérito no IHGMC, a escritora Amelina Chaves lançou o livro “Memórias de um Mestre”, fruto de pesquisas ao longo dos anos sobre a vida e a obra do escritor Petrônio Braz. Aliás, ninguém melhor do que Amelina Chaves para escrever sobre Petrônio Braz. Em 2019, a autora desta noite recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), tudo pelo seu trabalho de valorização da cultura do norte mineiro, retratado em muitas de suas obras a parte importante de seus causos contados em livros.
Sempre que é convidada a falar sobre literatura, ela ressalta que: “Sempre fiz faculdade montada na garupa de João Guimarães Rosa, aprendendo o que é o sertão”. A escritora Amelina Chaves tem procurado abordar as questões de complexidade sobre a vida, a morte e a maternidade. Explica como se mantém em plena atividade. Todos nós sabemos de sua garra e de sua coragem em escrever livros. Certamente que tem recebido críticas, entretanto os elogios são muito mais constantes na sua manifestação literária, em Montes Claros e por todo o Brasil. Uma das virtudes do seu coração é o seu desprendimento em ajudar as pessoas. Posso afirmar, sem medo de errar, que o cenário literário de Montes Claros está repleto de poetas, historiadores, cronistas e contista, também nas artes plásticas, na música, no teatro e nas festas de agosto de pessoas que mereceram a atenção de Amelina, pois todos eles tiveram um dia, o apoio, o carinho e a orientação exata na realização de um sonho.
Já são mais de três dezenas de livros: Romances, poemas, literatura infantil, crônicas, história e como disse Wanderlino Arruda; “Ela ainda publica livros eróticos”. Todos os livros de Amelina Chaves fazem sucesso. Entretanto, o livro “Memórias de um Mestre” tem muito mais ingrediente para ser um best-seller da literatura montes-clarense, juntamente com os seus confrades da Academia Montes-clarense de Letras – Ciro dos Anjos, Darcy Ribeiro, João Valle Maurício, Yvonne de Oliveira Silveira, Cândido Canela, Olyntho da Silveira e outros tantos. O meu amplexo!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por