Embora a soberba humana queira de todo modo considerar-se dona do verdadeiro conhecimento e da distinta sabedoria, a Palavra de Deus nos ensina que a verdadeira sabedoria vem unicamente do Senhor, que é o manancial único e perfeito de todo conhecimento e fonte de toda inteligência.
O escritor dos Provérbios inicia seu livro argumentando que a fonte de todo saber está no Senhor, a quem devemos temer (Pv 1.7) e a quem devemos buscar com todas as nossas forças e todos os nossos recursos (Pv 4.5-9). Os homens tendem a acreditar mais nas conclusões dos homens do que na verdade da Palavra de Deus. Por isso, muitas vezes erram em seus projetos, porque desconsideram a orientação do Senhor e buscam sua própria lógica.
As Escrituras nos dizem, porém, que a verdadeira luz que ilumina nosso caminho é a Palavra de Deus (Sl 19.7-8; 119.105). O salmo 19 apresenta seis benefícios de ser guiado pela Palavra do Senhor:
1. Restaura a alma (v.7) – a Palavra de Deus é capaz de revelar nossos maiores problemas emocionais e nos curar, curando o pecado e nos orientando o caminho de perseverança;
2. Dá sabedoria (v.7) – ela ensina a sabedoria a todos quantos pedirem ao Pai (Tg 1.5);
3. Alegram o coração (v.8) – a Palavra traz alegria ao coração porque nos direciona para o foco certo: glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Um coração que reconhece sua missão neste mundo encontra alegria perene;
4. Ilumina os olhos (v.8) – a Palavra tem o poder de abrir nossos entendimentos e nos mostrar o evangelho. Os cegos espirituais não podem ver o Senhor nem reconhecer seu plano redentor. Apenas com a luz da Palavra de Deus é que alguém pode ver o Senhor;
5. Concede estabilidade (v.9) – a Palavra é permanente e, por isso, concede estabilidade ao crente, ela firma seus passos e o conserva no caminho reto;
6. Revela os propósitos do coração (v.11-12) – a Palavra de Deus, sendo luz para iluminar e sabedoria para encaminhar na verdade, ela é justa e verdadeira (v.9) e, por isso, revela as intenções mais profundas do nosso coração. Aquele que é iluminado pela Palavra de Deus e que dispõe seu coração a caminhar na verdade é beneficiado com todos esses dons concedidos pelo Senhor por meio de sua graça salvadora.
O escritor dos Provérbios nos diz que os mandamentos do Senhor, sua santa lei, são lâmpadas e luzes para nossas vidas (Pv 6.23). A disciplina que a Palavra de Deus nos impõe serve para nos converter diariamente de nosso pecado e dos caminhos errados pelos quais nos embreamos.
A Lei do Senhor corrige nossa direção, convertendo-nos do caminho mal (Sl 139.23-24) e nos levando de volta para o “caminho da vida” (Pv 6.23). A assistência da Palavra de Deus, suas orientações, consolos, direcionamentos, repreensões tornam-se constantes (Sl 19.9) e nunca se apartam daqueles que verdadeiramente temem ao Senhor (Pv 6.22). Ela é nosso escudo sempre presente (Sl 91.4). São fonte de vida continuamente (Pv 7.2).
Os preceitos do Senhor permanecem com os piedosos em todos os momentos: quando estamos caminhando, seremos guiados; quando estamos dormindo, seremos guardamos; e quando acordarmos, a Palavra será nosso direcionamento para todo o dia, falando conosco aquilo que precisamos ouvir para aquele dia (Pv 6.22).
Os cristãos tementes a Deus, portanto, devem amar a sua Palavra. Nosso Senhor disse: “Aqueles que me amam guardam os meus mandamentos” (Jo 14.15). A maior prova de amor que um crente demonstra por Jesus é quando ele se dispõe em seu coração a obedecer aos mandamentos do Senhor em cada decisão que precisa tomar.
Diariamente, ele coloca seu coração a serviço do Senhor, compreendendo que as palavras do Senhor, seus preceitos, estatutos, mandamentos, suas leis são preciosíssimos e mais valiosos que ouro e, por isso, devem ser amados, buscados e vividos com intensidade, reverência e gratidão.
O sábio aceita e vive orientado pela Palavra do Senhor, porque compreende que os mandamentos do Senhor são luz para sua vida e saúde para seu corpo (Pv 4.22) e que, por eles, ele é corrigido e encorajado (Sl 19.11).
Soli Deo Gloria!
