Cristo é o governador sobre tudo – não há nada que não seja dominado e governado por Jesus Cristo. Nenhum outro deus existe. A natureza não é capaz de dominá-lo. Lembre-se do dia no qual ele mandou parar as águas da tempestade.
O escritor aos Hebreus afirma algumas características evidentes da supremacia de Cristo sobre todas as coisas. Vejamos:
1.Cristo é o herdeiro de todas as coisas – Cristo recebeu de Deus, o Pai Supremo, a herança de possuir tudo o que o próprio Pai possui. Ele possui o céu e a terra. Ele possui as riquezas, o domínio, o poder, a honra e a glória (Ap 4.11). “Eu e o Pai somos um”, afirmou Jesus Cristo. Por isso, nada se pode obter nesse mundo fora de Jesus Cristo. Todas as bênçãos nos foram dadas por causa de Cristo (Ef 1.3). Nele, recebemos a eleição, a adoção, a justificação e a glorificação. Paulo afirmou isso ao escrever aos Romanos: “Se somos filhos, somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória” (Rm 8.17).
2.Cristo é o criador do universo – Nada do que foi feito sem ele se fez. Ele estava no princípio com Deus e tudo o que existe é em razão de seu poder. Paulo escreveu aos Colossenses, afirmando que Cristo é “o primogênito sobre toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades, todas as coisas foram criadas por ele e para ele”. Escrevendo aos romanos, Paulo afirmou: “Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas” (Rm 11.36).
3.Cristo é o resplendor de Deus – ele é o revelador de todo o poder de Deus Todo-Poderoso. Cristo revela quem Deus é. Filipe, conversando com Jesus, pediu a ele que lhes mostrasse o Pai, dizendo: “Isso nos basta”. Jesus, porém, respondeu a ele: “Filipe, há tanto tempo está comigo e ainda me pedes para ver o Pai? Eu e o Pai somos um” (Jo 14.9-11). Portanto, é impossível ver Deus sem olhar para Jesus. Se você quer ter um encontro com Deus, de verdade, é preciso olhar para as Escrituras, porque elas mostram Jesus Cristo. Não precisamos de nenhum outro reflexo, nenhum anjo, estrondo, trovão, nuvens, nenhum sinal, a não ser Jesus Cristo.
4.Cristo é o sustentador de tudo – nele todas as coisas se convergem e sem o seu poder nada subsiste. A declaração de Paulo em Colossenses é brilhante: “Ele é antes de todas as coisas e nele tudo subsiste” (Cl 1.17). Cristo é soberano sobre todas as coisas. Toda existência depende dele. Nele nos movemos e existimos. Se o mundo ainda existe e se eu e você estamos de pé é porque Cristo deseja assim. Sem ele, não haveria mundo, não haveria eu e você.
5.Cristo é o redentor – ele veio para salvar o seu povo dos pecados deles (Mt 1.21). Sem Cristo, não há salvação, não há remissão de pecados e não há vida eterna. Paulo afirmou: “Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mau procedimento. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação” (Cl 1.21,22).
6.Cristo é o governador sobre tudo – não há nada que não seja dominado e governado por Jesus Cristo. Nenhum outro deus existe. A natureza não é capaz de dominá-lo. Lembre-se do dia no qual ele mandou parar as águas da tempestade. Ele pode fazer as águas dos Tsunamis pararem. Ele pode mandar chuva aos locais secos. Pode secar os locais alagados. Ele pode mover os montes com a palavra de seu poder. Ele é o Senhor do Universo. Não cairá um fio de cabelo sem que ele seja o que ordene isso.
7.Cristo é o ser sublime – ele é maior que qualquer anjo. Ele é maior do que qualquer sentimento, sensação, ser, governo, país, pessoas importantes. Ele é maior que presidentes de repúblicas, reis, sheiks, califas, imperadores, primeiros-ministros, deputados, senadores, qualquer ideologia política ou qualquer pessoa em particular que represente essas ideologias. Ele é maior que os próprios seres celestiais, maior que os anjos.
Por esses e outros argumentos, as Escrituras apresentam Cristo como único caminho para a salvação. Nele, somos salvos e por ele somos levados para a eternidade com o Pai.
Soli Deo Gloria!
