Sem perceber, o governador Zema (Novo) está colocando em risco a zona de conforto em que vinha navegando para reforma do seu mandato. O bom relacionamento com a maioria do eleitorado vem dando lugar à incerteza de apoio eleitoral. No momento em que abandona o diálogo com servidores da segurança e questiona a reivindicação da reposição salarial, via Justiça, corre o risco de estar dando um tiro no pé. Entendo que o assunto deve ser feito junto aos representantes dos servidores e não da cúpula da segurança que está sob a sua batuta.
Zema e a segurança
No momento em que o governador Zema trata as manifestações dos profissionais de segurança com desdém, inclusive com postagens fora do contexto, simplesmente está brincando com fogo e, no ditado popular, pagando pra ver. Uma greve da polícia resultará num caos no Estado com o aumento da criminalidade em todos os setores. A atitude poderá, inclusive, sepultar o seu projeto de reeleição. Aliás, como envolve a área de segurança é fácil fazer um trocadilho: Zema está brincando com pólvora.
Nova manifestação
Representantes dos servidores da área de segurança do Estado estão mobilizando a categoria para uma nova manifestação dia 9 de março em Belo Horizonte, para novamente cobrar o compromisso do governador Zema ( Novo) em relação às reposições. A diferença é que a nova manifestação traz no peito destes trabalhadores o orgulho ferido pelas declarações fora de contexto, feitas pelo chefe do Executivo mineiro. Ao tentar atingir os líderes do movimento, acabou ferindo toda a tropa.
Nada Republicano
O que tem nos preocupado é a forma, nada republicana, como setores da imprensa têm atuado no processo eleitoral. Querem a todo custo fabricar um candidato, seja através de manipulação de pesquisa, de ataques, ou até mesmo deixando de divulgar informações importantes para o país, porque vai contra o projeto montado. Independentemente da preferência, quando no exercício da atividade profissional o jornalista tem que ser acima de tudo técnico. Quando deixa de noticiar a verdade, simplesmente está apresentando publicamente o seu caráter.
Pesquisa XP/Ipesp
Estou sem entender resultados apresentados pela XP/Ipesp, onde em uma pesquisa de intenção de voto coloca candidato da oposição com larga vantagem, quando em outra pesquisa feita no mesmo momento o resultado é de que o brasileiro tende a ter postura conservadora sobre temas polêmicos. Não precisa entender de pesquisa para perceber a incoerência.
Polícia e as eleições
Mobilizações de policiais em todo o país por melhorias nas condições salariais terão efeito direto nas eleições. Além de aumentar chances dos candidatos ligados à segurança, também fortalecerá o Governo Federal.