Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Voto ideológico

06/03/2020 às 18:20.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:52

É natural que a cada eleição tenhamos um eleitor com perfil e forma diferente de pensar e agir em relação ao pleito anterior. A principal mudança que deve ser constatada nas urnas este ano é a diminuição drástica do chamado voto ideológico, que é mais uma característica dos partidos de esquerda. Hoje é possível dizer que a divisão está entre oposição e situação. A figura de direita e esquerda passou a ser apenas para orientar tendência, baseada nas propostas deste ou daquele segmento político, não sendo possível enxergar neste caso a figura ideológica.

 
PEC do Judiciário
O senador mineiro Carlos Viana (PSD) apresentou no Congresso Nacional uma PEC, que considero correta, mas que vai gerar uma polêmica geral. A proposta determina a redução das férias dos integrantes do Judiciário e do Ministério Público. É que enquanto os trabalhadores têm direito a apenas de 30 dias de férias, eles têm direito a 60 dias. Aliás, o senador poderia aproveitar e propor a mesma lei para os ocupantes do Senado, Câmara Federal, Assembleias legislativas e Câmaras municipais, que também têm descanso duas vezes ao ano. É o que eles chamam de recesso parlamentar.
 
Fiemg
O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, estará em Montes Claros no próximo dia 1º de abril, quando participa da inauguração da sede própria da regional da entidade, na avenida Armênio Veloso, ao lado da Praça de Esportes. O evento está programado para as 18h, oportunidade em que a Fiemg também irá inaugurar a Unidade de Segurança e Saúde do Trabalhador, considerada uma das mais modernas do interior de Minas. A obra foi iniciada e concluída na gestão do atual presidente da Regional Norte, Adauto Marques.
 
O tempo dirá
Comentamos na edição de quinta-feira (5) a situação do Avante em Montes Claros, inclusive as conversas do presidente Emerson Guimarães, buscando entendimento com outros partidos, a exemplo do DEM. Reproduzimos informação de fonte do Democrata que afirmou sobre a possibilidade de filiação do dirigente do Avante. A este respeito, o vice-presidente da agremiação, Henrique Oliveira, explicou que, na verdade, o Avante é que foi procurado por outros partidos para discutir a disputa na majoritária no município. Disse que não houve qualquer entendimento e que Emerson Guimarães segue com o projeto de disputar a prefeitura.
 
Entendimento Avante
A coluna tem informação vinda de integrante da cúpula do Avante dando conta de que o partido tem interesse em disputar a majoritária em Montes Claros, mas pensando em abrir espaço para o pleito de 2022. A agremiação tem dois problemas no percurso: primeiro conta com poucos recursos do Fundo Partidário e ainda é insignificante o tempo que terá direito no rádio e na TV.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por