Não defendo que autoridades constituídas sejam hostilizadas com palavras ofensivas. Entretanto, o acirramento político em nosso país, aliado a algumas decisões jurídicas têm provocado manifestações que vêm impedindo determinadas autoridades de comparecerem a locais públicos sem serem hostilizadas. Exemplo o próprio presidente Lula (PT) que, para fugir dos ataques, usa como estratégia só anunciar o deslocamento poucas horas antes. O mais triste é que montou um aparato de segurança, próprio de governantes, que não tem o apoio da maioria da população.
Bahia sem estrada
Ninguém contesta as belezas das praias da Bahia que, historicamente, têm preferência do povo mineiro. Entretanto, chega a ser uma vergonha a qualidade das estradas de acesso, principalmente, à região Sul. Devemos colocar parte da culpa no Governo de Minas, que não tem cuidado das estradas na região do Vale do Jequitinhonha, que dão acesso à região turística da Bahia.
IBGE e a Amams
O presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá, informa que a entidade solicitou, dos 18 municípios do Norte de Minas que tiveram levantamento do censo demográfico abaixo do último realizado, documentos para apresentar contestação. A preocupação é que os números possam resultar na queda do Fundo de Participação dos Municípios. Vale ressaltar que a indignação em relação aos levantamentos realizados pelo IBGE vem acontecendo nos quatro cantos do país.
Polícia Militar
Em São Paulo, o uso de câmeras no uniforme de policiais será reavaliado, conforme declarou o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite. Segundo ele, o que for positivo vai continuar e o que não for, vai propor mudança ao governador Tarcísio de Freitas, que chegou a dizer, na campanha, que reveria o uso. Fato é que vários estados implantaram a medida, sem fazer uma avaliação de prós e contras. Minas entrou nessa toada.
Banheiro na Praça
A coluna sai na frente e traz a informação que, na próxima semana, a Secretaria de Planejamento de Montes Claros entregará ao prefeito Humberto projeto e orçamento para reforma e construção de banheiros públicos. A grande notícia é que o chefe do executivo municipal solicitou que seja priorizada a construção na Praça Honorato Alves, em frente à Santa Casa. O local serve como apoio de pessoas de todo o Norte de Minas que vêm à cidade em busca de atendimento médico e não encontram um local para fazer as necessidades.
Cem dias
Conversando com vários prefeitos, em quase a totalidade eles afirmam que colocaram o pé no freio e vão esperar os 100 dias de Lula (PT) para saber que rumo tomar na administração.