O deputado federal Marcelo Freitas (UB) e outros três parlamentares seguiram nesta semana em viagem oficial a El Salvador onde têm reunião agendada com o presidente Nayib Bukele. A agenda da viagem não foi divulgada, entretanto, informação que chega à coluna é de um dos assuntos é buscar informações de medidas que foram adotadas naquele país que praticamente acabou com a criminalidade e ao mesmo tempo conhecer, in loco, as políticas de segurança pública adotadas naquele país. Ele deverá ser convidado a participar da CPI do Crime Organizado no Senado, conforme requerimento do senador Magno Malta (PL-SC).
Novo robô cirúrgico
Montes Claros será o primeiro município do país a receber um robô cirúrgico de 3ª geração para realização de cirurgia de joelho, quadril e correção de hérnia de disco. O aparelho já foi contratado e nesta semana o empresário Ruy Muniz seguiu para a Coreia para conhecer o equipamento e providenciar a documentação de exportação.. O Hospital Mário Ribeiro já conta com robô que realiza cirurgia geral. Vale lembrar que todos os procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Nome em obras públicas
Confesso que até hoje não consegui entender, compreender e aceitar os critérios utilizados pelos agentes políticos em relação a denominação de espaço público. Fica evidente que a visão acaba sendo eleitoreira e nem todos que são lembrados têm folha de serviço prestado à sociedade. Alguns nomes que fizeram parte da história de Montes Claros até hoje não foram lembrados em espaços importantes construídos pelo executivo. Podemos citar nomes como os ex-prefeitos Pedro Santos e Moacir Lopes e ainda os jornalistas José Nardel, Artur Leite e Elias Siufi.
Duplicação da BR-251
Há pouco tempo o Norte de Minas esteve mobilizado em torno das discussões da proposta de duplicação de parte da BR-251 cujo leilão não vai demorar a acontecer. Por entender que as discussões e propostas foram inconclusivas mereceria serem retomadas antes da licitação. Como fica evidente que não temos força política para interferir em qualquer decisão federal. Resumindo:Ç Somos refém da falta de representatividade no Congresso Nacional.
Coteminas
Surge no fim do túnel a possibilidade do Grupo Coteminas quitar a dívida com centenas de funcionários que estão a quase três anos sem o acerto. É que o grupo em recuperação judicial propõe leilão de imóveis com direito de preferência a credores. A dívida chega a R$ 2 bilhões. A documentação junto com o pedido foi apresentada na 2ª Vara Empresarial de Belo Horizonte. No total são 24 imóveis e estão localizados em Itaúna, Montes Claros, e Pará de Minas em Minas Gerais, além de Macaíba, no Rio Grande do Norte, e Campina Grande e João Pessoa, na Paraíba.
