Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Vice de Guilherme

Publicado em 03/06/2024 às 19:33.

Nesta quarta-feira (5), prazo final para secretários com pretensão de serem candidatos se desincompatibilizarem do cargo, teremos uma leitura mais clara de quem será o companheiro de Guilherme Guimarães (UB) como candidato a vice-prefeito em Montes Claros. Ontem chegou a informação de que estariam desincompatibilizados do cargo os secretários Osmani Barbosa, Vinícius Versiani e o procurador Otávio Rocha. Foi citado inclusive o nome de Aurindo Ribeiro, que poderia concorrer a uma vaga na Câmara Municipal. Entre os nomes citados, todos preferiram o silêncio. O procurador foi mais direto ao afirmar que qualquer decisão neste sentido vai depender do prefeito Humberto Souto (Cidadania). Isto vale dizer que quem afastar é porque teve a benção do chefe do executivo para ser o companheiro de chapa de Guilherme.

Preocupação com a direita
Pode até ser visto como uma análise fora do foco estadual e municipal, mas é preciso entender que os acontecimentos nacionais podem influenciar diretamente nas eleições municipais deste ano, em especial nas grandes cidades e nas de porte médio. Agora mesmo, estamos assistindo a preocupação do Governo Federal com a perda da direção política nacional, tendo o líder na Câmara deputado José Guimarães (PT), deixando a entender que deverá haver reforma ministerial. Trata-se do “toma lá dá cá” para recuperar o apoio no Congresso Nacional e tentar reverter o crescimento da direita nas principais cidades do país. Isto sem contar com a necessidade de aprovar pautas de interesse do Governo.

Saidinha
Ao tentar judicializar a aprovação da proibição da chamada “saidinhas” nas cadeias e penitenciárias do país, o que o presidente Lula (PT) conseguirá é simplesmente “azedar” ainda mais o relacionamento com o Congresso Nacional. O Governo Federal simplesmente age de forma infantil ao judicializar constantemente matérias aprovadas pelos deputados e senadores. A frase da música que diz “aceita que dói menos” seria o melhor remédio para manter a harmonia entre os dois poderes.

Acelen
A coluna, que foi a primeira a divulgar a chegada da Acelen no Norte de Minas, traz a informação de que a empresa já iniciou a implantação do Centro de Inovação e Tecnologia Agroindustrial (Cita) no distrito de Nova Esperança, em Montes Claros. No local está sendo implantado um parque de pesquisas com laboratório de produção e germinação de sementes de macaúba, com tecnologia robotizada e célual autônoma de produção, além do emprego de inteligência artificial. O pré-viveiro terá capacidade para fabricar até 10 milhões de mudas por ano. O investimento é de R$ 125 milhões. Vale lembrar que a área total a ser explorada é de 138 hectares, com previsão de 260 postos de trabalho.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por