Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Vereadores eleitos

Publicado em 06/09/2023 às 00:00.

Pelo que vem sendo discutido, independente do resultado da mini reforma, é possível afirmar que a situação é favorável aos atuais vereadores. Isto vale para todo o país. Ao contrário dos pleitos anteriores, podemos afirmar que todos tem chance de reeleição. Primeiro é que no geral, tem aparecido um ou outro candidato com visibilidade eleitoral. O segundo ponto é que a concretização de um resultado positivo vai depender se o atual vereador movimentar certo, antes ou depois da janela. É possível afirmar que a formação partidária é que definirá o tabuleiro. O resumo é que as exigências percentuais relativas ao quociente eleitoral para partidos e candidatos, colocou quem está no poder mais perto da reeleição.
 
Visual
Um dos erros de candidato na proporcional, principalmente os detentores de mandato, é o de valorizar demasiadamente o visual esquecendo do conteúdo. É o mau uso da comunicação. Estamos vendo vereadores criando espetáculos sem se preocupar em ser compreendidos. No caso específico de candidatura a vereador é preciso entender que o voto é pessoal e intransferível e a comunicação candidato/eleitor é direta. Numa eleição municipal, geralmente o eleitor carrega dúvidas para as urnas, tendo em mente mais de um candidato,
 
Onde filiar
Tenho recebido pedido de orientação de pré-candidato a vereador querendo saber onde deve filiar com chance de êxito. A este respeito, posso dizer que antes de outubro não se deve sequer pensar no assunto. É que algumas regras têm prazo para serem definidas em outubro, ou seja, um ano antes das eleições. É o caso da fusão de partidos e criação das federações e a conclusão da mini reforma. Somente após este prazo é que terá uma visão mais ampla de como ficaram os partidos.
 
Estratégia política
Poucos analistas estão conseguindo fazer a leitura do que vem acontecendo na corrida pela chefia da prefeitura de Montes Claros. Por um lado, os candidatos de oposição, por enquanto, agem na retaguarda com tentativa de costuras e alinhamento com outras agremiações. Já a situação mudou totalmente o foco, partindo diretamente para o enfrentamento com o eleitorado. Até o início do ano, as ações da prefeitura eram creditadas ao prefeito Humberto Souto, inclusive sendo a pauta dos discursos dos vereadores e do próprio vice-prefeito. Hoje, estrategicamente o prefeito sai de cena e transfere todas ações e os holofotes para o seu candidato.
 
Poderes
Diante da confusão criada no país, onde os poderes não se respeitam, chegando a transferir responsabilidade para quem não foi escolhido pelo poder, já que a Constituição determina que o Poder emana do povo, nos leva a pensar que tem integrantes da magistratura que tem que melhorar muito para se tornar juiz de alguém.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por