Logotipo O Norte
Quarta-Feira,27 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Vendendo ilusão

Publicado em 23/08/2023 às 19:00.

É preocupante o papel de setores da imprensa que por aversão ao ex-presidente Bolsonaro, ou pela garantia de recursos públicos do Governo Federal, passaram a vender ilusão, para não dizer fake news, esquecendo que estão contribuindo para levar o país ao caos. Estamos assistindo prefeitos de todo o país em desespero com a queda e o atraso no repasse do FPM e a imprensa fazendo vistas grossas, porque falar no assunto fere interesses. Agora mesmo, prefeitos do baixo Jequitinhonha, uma das regiões de menor IDH do país, gravaram um vídeo ameaçando fechar as prefeituras e demitir funcionários. Isto sem contar com a preocupação na interrupção de obras e atraso dos salários.
 
Sucessão em Patis
Em Patis já estão definido os nomes que vão para a disputa majoritária. A oposição está apresentando o nome do comerciante Jackson Madeira (PT) como o candidato do grupo na disputa majoritária. O grupo do prefeito Valmir Morais de Sá ( Avante), que cumpre o seu segundo mandato, terá como candidato o atual vice-prefeito, Elivaldo Versiani (PL). Um fato interessante é que Elivaldo tem em sua retaguarda dois familiares que já foram prefeitos daquele município. Trata-se do seu irmão Edmundo Versiani e o sobrinho Vinícius Versiani.
 
Cidadão Honorário
Nesta segunda-feira (28), o ex-presidente Bolsonaro (PL) estará em Belo Horizonte participando da posse simbólica da executiva do PL, que é liderada pelo deputado federal Domingos Sávio. O ponto principal da visita será a solenidade, fim da tarde, na Assembleia Legislativa onde receberá o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais. A expectativa fica por conta do comparecimento, ou não, do governador de Minas, Romeu Zema ( Novo).
 
Político e a mercadoria
Quem trabalha em coordenação ou na engenharia política de um candidato a cargo eletivo sabe que para obter sucesso é preciso imaginar o candidato como uma mercadoria que precisa ser vendida. Da mesma forma, o candidato tem que se apresentar como um produto que se pode confiar e que o eleitor não vai se arrepender em dar a ele um voto de confiança. Não é somente as propostas que conta. O jeito de agir e até mesmo a forma do aperto de mão influencia.
 
Candidato escada
A previsão é que o quociente eleitoral em Montes Claros fique em torno de 10 mil votos e 20% deste total equivale a 2.000. Diante das novas regras é possível afirmar que o candidato que não atingir este percentual está fora da disputa. Tem candidatos que disputaram a eleição de 2020 tendo sido bem votado, acreditando que entre 1.000 e 1.500 terão chance de serem eleitos na sobra. Na prática estão sendo enganados por aliciadores e apenas servirão de escada. Aliás a leitura, a conta e as regras devem ser aplicadas em todos os municípios.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por