Antes mesmo de entrar em vigor, já começa a preocupar os prefeitos do Norte de Minas a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump de taxar a comercialização com o Brasil em 50%, a questão já começa a preocupar prefeitos de todo o país e principalmente as cidades com menor arrecadação, a exemplo das que recebem 6.0 de FPM. Aliás, até mesmo as cidades de porte médio vivem antecipadamente momentos de incerteza. A este respeito, o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães explicou que não somente o FPM, mas todo o repasse que vem do Governo Federal será prejudicado uma vez que a expectativa é a queda de arrecadação.
Hibernando
No início do ano assistimos nas redes sociais diversas manifestações de candidaturas a deputado aqui pelas bandas do Norte de Minas. Hoje percebemos que quase a totalidade dos nomes que foram apresentados nas redes sociais hibernaram esperando o momento de ressurgirem. Fica evidente que raros serão aqueles que colocarão a cara no processo. Entre os nomes de visibilidade a maioria é de ex-prefeitos, ex-vices e até ex-deputados.
Cadê Pacheco
Não sei se é estratégica ou resultados dos próprios acontecimentos. O certo é que o senador mineiro Rodrigo Pacheco (PSD) que quando presidente do Congresso era a principal estrela da mídia nacional, com repercussão internacional, hoje saiu totalmente dos holofotes do processo. Alguns analistas acreditam que a estratégia é a tentativa de descolar a sua imagem do imagem do presidente Lula (PT), já que presidiu o Senado atendendo os interesses do Palácio do Planalto e foi anunciado candidato ao Governo de Minas com apoio do próprio Lula. O fato novo é que no final de semana o nome de Pacheco foi divulgado na relação daqueles que tiveram o visto cancelado pelo Governo dos Estados Unidos.
Mártir
O tempo e a história mostrará que a esquerda brasileira em sintonia com o STF, PGR e o próprio presidente Lula (PT) conseguirão no futuro transformar o ex-presidente Bolsonaro (PL) em mártir. Talvez se tivessem usado a estratégia do isolamento ele não teria o mesmo espaço e a visibilidade internacional. Nos quatro cantos do planeta, independente de culpado ou inocente, a imagem é de uma pessoa que vem sendo perseguida.
Expectativa de empresas
Que Montes Claros hoje se transformou em um polo farmacêutico do país já é fato. Entretanto, vários novos projetos estão sendo negociados com grupos nacionais e estrangeiros. Com a decisão dos Estados Unidos em taxar o país em 50% a expectativa é de que negociações sejam paralisadas ficando para um outro momento. A informação foi passada por empresário do setor com ligação com integrantes da Fiemg. A este respeito estamos aguardando um parecer da própria Federação.