Logotipo O Norte
Segunda-Feira,25 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Solidariedade

Publicado em 24/05/2024 às 00:00.

O presidente do Solidariedade em Montes Claros comentou que agora em junho o partido decide qual candidato na majoritária deve contar com o apoio da agremiação. Ele aproveitou para comentar sobre o anúncio durante Encontro Regional do PL, realizado no auditório da OAB, segunda-feira em Montes Claros, dando conta de que ele estava presente. Comentou que não compareceu e que desde o início da semana se encontra em Brasília-DF 
 
Ibiracatu
Em Ibiracatu foi divulgada a informação de que a disputa majoritária no município seria entre Renato da Emater (MDB) e Warley Lima (PT). Na prática não tem nada definido e o nome do vereador Nívio Wander (Republicanos), que cumpre o seu segundo mandato e já foi secretário de saúde, também foi colocado na disputa. Ele é aliado da atual administração que tem como prefeito Arlin Coutinho (PP) que cumpre o seu segundo mandato. Vale salientar que nenhum dos pré-candidatos definiu o nome do vice na chapa. 
 
Pisando em ovos
Existe um ditado popular de que quando um grupo político, pensando no futuro no que diz respeito a apoios, ou composição, passa a agir com cautela, evitando embate ou ataque a aliados ideologicamente. Este fato está claro em Montes Claros, onde a direção nacional e estadual do PL evita atacar a administração de Humberto Souto pela ligação do prefeito com os caciques da agremiação. O deputado federal Domingo Sávio, presidente do PL em Minas, em seu discurso na segunda-feira, durante encontro regional da agremiação, citou várias vezes o nome de Souto, afirmando ser ele parceiro e que tem muito respeito pelo chefe do executivo do município. Fez questão de frisar que o adversário no município é o PT. 
 
Poder de persuasão
Tenho tido a preocupação de apresentar algumas informações técnicas para que o leitor possa ter a capacidade de analisar o processo político e principalmente os agentes envolvidos. Sem citar nomes, para não causar constrangimento, percebo que existe na disputa majoritária em Montes Claros dois candidatos com dificuldade de comunicação com o eleitor. Estes claramente não têm o poder de persuasão, onde permite que o candidato tenha capacidade de influenciar decisões do eleitor usando o apelo emocional e de convencimento. Estes quando manifestam não passam ao eleitor segurança.  
 
Futurologia
A movimentação dos candidatos na majoritária em Montes Claros me permite fazer uma projeção futura do que tende a acontecer na disputa majoritária. Como prefiro não fazer exercício de futurologia ou especulação, deixarei tal avaliação para o momento certo. O que posso adiantar é que haverá surpresa em relação ao nome que polarizará a campanha com o candidato da administração.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por