Logotipo O Norte
Sexta-Feira,29 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Situação dos deputados

13/04/2022 às 00:36.
Atualizado em 13/04/2022 às 08:37

Existe por parte dos leitores muita curiosidade com relação à situação dos atuais deputados do Norte de Minas que buscam a reeleição, especialmente os estaduais. A expectativa é a de que a região continue elegendo o número mínimo de seis parlamentares. De forma clara, já aparecem nos holofotes do processo os deputados Arlen Santiago (Avante), Tadeuzinho (MDB), Gil Pereira (PSD) e Zé Reis (Podemos). É fato que a avaliação vale para o momento, já que a consolidação do quadro só acontece após as convenções e quando do início das campanhas. A análise não descarta a chance dos demais candidatos, que estamos acompanhando e buscando informação sobre o atual momento. 

Posição de Leninha
Tenho sido indagado sobre a situação eleitoral da deputada estadual Leninha (PT) que caminha para a reeleição. A parlamentar tem um trabalho direcionado e que dificulta uma leitura mais apurada no que diz respeito à redução ou ampliação. De qualquer forma, é preciso lembrar que uma fotografia mais clara da situação só será possível quando estiverem montados os palanques eleitorais. O espaço para candidatura da esquerda no Norte de Minas está aberto e o resultado vai depender da performance do candidato à presidência do partido, que no momento é o ex-presidente do PT, Lula.
 
Terceira via
O lançamento de um candidato viável para ser a terceira via na disputa presidencial até então vinha sendo tratado com certa desconfiança pelo mundo político. Com a possibilidade do lançamento do senador Álvaro Dias (Podemos-PR) para a missão, o quadro na disputa pelo espaço poderá sofrer mudanças. Álvaro tem o perfil de unir os descontentes e os partidos que não estão dispostos a acompanhar Lula ou Bolsonaro. Se confirmar o nome, poderá provocar mudanças em outras pré-candidaturas. É de fato um político preparado e que tem o respeito do eleitorado.
 
Linha direta
Tem muitos candidatos, principalmente de primeira viagem, comprando gato por lebre. Estão apostando em pessoas que sobrevivem às custas do mundo político, vendendo a mercadoria que não conseguem entregar. Se apresentam como liderança e conseguem convencer os menos avisados. É importante entender que a política mudou e a campanha será uma linha direta entre o eleitor e o candidato. Votos ideológicos e de seguidores é um alinhamento natural que não entra na conta de quem está na busca de apoio.
 
Frase histórica
Como pensar não é crime, penso que uma frase histórica atribuída ao dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX Bertholt Friedrich Brecht nunca esteve tão atual, principalmente no que se refere ao respeito à nossa Constituição Federal: “Alguns juízes são absolutamente incorruptíveis. Ninguém consegue induzi-los a fazer justiça”.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por