Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Sinal de alerta

Publicado em 02/09/2025 às 05:00.

Quem tem a missão de tecer comentários e fazer análises políticas sabe que está sujeito a comentários e críticas dentro de um viés político. Entretanto, o importante é que as informações sejam verdadeiras não tendo a preocupação de agradar os agentes do processo, ou pessoas que gravitam em torno destes. Agora, por exemplo, estamos assistindo narrativas onde estão alimentando as denúncias e julgamento do ex-presidente Bolsonaro, formando um tripé que envolve ainda o STF, Governo Federal e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na prática é uma cortina de fumaça para esconder a crise sem precedentes a que foi submetido o país. Os principais setores como saúde, educação, segurança estagnaram e até agora vem sobrevivendo apenas de promessas. Como não sou dono da verdade, respeito e aceito o contraditório.

Prefeitos preocupados
O prefeito Guilherme Guimarães (UB) comentou de que seus colegas devem ligar o sinal de alerta em relação ao momento que vive o país. Salientou que de modo geral o Governo Federal não conta com recursos para investimento e que as liberações, quando acontecem, são através de emendas parlamentares ou pequenas obras. Lembrou ainda que as prefeituras correm o risco de receberem menos recursos federais com possibilidade de queda nas repasses, principalmente para educação e saúde.

Posse no TCE-MG
Nos bastidores da política de Montes Claros surgiu o comentário de que o suplente de deputado estadual, Carlos Pimenta (PDT), retornaria a Assembleia Legislativa de Minas a partir do próximo dia 10 deste mês, quando então o deputado estadual, Alencar da Silveira já teria assumido vaga no Tribunal de Contas de Minas, cuja eleição aconteceu na semana passada. Ontem recebi informação junto a fonte na Assembleia dando conta de que Alecar só deve assumir a vaga de conselheiro em novembro. É que ele tem até três meses para se afastar do legislativo. A fonte prometeu conversar pessoalmente com Silveira para saber da sua decisão.

Futuro de Pimenta
O suplente de deputado estadual, Carlos Pimenta, que após a escolha de Alencar da Silveira para o TCE-MG tem evitado atender telefone para falar do assunto, comentou com aliados a possibilidade de retornar à vida política candidatando em 2026. Se de fato for essa a sua intenção certamente encontrará dificuldade já que terá pouco tempo no cargo de deputado e no momento praticamente perdeu toda a sua base. Houve conversa de bastidores de que o deputado Alencar Silveira, que deixa a Assembleia para assumir como conselheiro no Tribunal, estaria disposto a repassá-lo às suas bases. Como se trata de regiões fora do radar de Pimenta, mesmo que isto aconteça não terá muito o que apurar. Dificilmente conseguirá entrar no radar do processo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por